Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Dissertação analisa perfil digital de estudantes da Ufac

Dissertação analisa perfil digital de estudantes da Ufac

por Ascom02 publicado 01/04/2015 10h15, última modificação 01/04/2015 13h16

O perfil digital dos estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi o objeto da dissertação de mestrado profissional em Televisão Digital, concluído em fevereiro passado pela professora Aleta Tereza Dreves, do curso de Jornalismo da referida instituição. O trabalho, intitulado “Tempos de convergência: o perfil digital do jovem universitário da Ufac”, foi apresentado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) de Bauru.

De acordo com a professora Aleta, “as Tecnologias Digitas encontram-se cada vez mais presentes na sociedade atual devido a globalização. A inclusão digital e a vivência nos mundos virtuais fazem parte da atual conjuntura do desenvolvimento das redes. Visando compreender as características juvenis inseridas no contexto digital dos jovens residentes no Norte do país, o que eu fiz foi verificar se os jovens universitários, na faixa etária de 17 a 29 anos, da Ufac, estão utilizando as tecnologias digitais aliadas a convergência digital e a interatividade. Com isso, eu acredito que consegui traçar o perfil digital desse universitário”.

Ainda segundo Aleta, “a pesquisa foi realizada na cidade de Rio Branco, sendo que para delimitação do perfil digital, foi necessário conhecer a história do Estado, suas características culturais, demográficas e midiáticas, pesquisar o universo da população denominada de juventude acriana e distinguir as gerações digitais, além de entender o funcionamento das tecnologias digitais e demonstrar como os dados foram obtidos. Depois de tudo, concluímos com a pesquisa que os jovens universitários estão vivenciando plenamente a juventude digital, com os aparatos tecnológicos fazendo parte intensa do seu cotidiano e do seu modo de vida”.

Cópias da versão completa da dissertação de Aleta Dreves, que teve como orientadora a professora Maria Cristina Gobbi, encontram-se disponíveis na Biblioteca Central da Ufac.

Postado em: 1/4/2015

(Ascom-Ufac)