Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Dissertação discute gêneros textuais e identidade nas páginas do jornal ‘O Juruá’
conteúdo

Dissertação discute gêneros textuais e identidade nas páginas do jornal ‘O Juruá’

por Ascom02 publicado 11/04/2016 14h53, última modificação 11/04/2016 14h53

A mestranda Ana Cláudia de Souza Garcia, do programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade, defendeu, no último dia 31, a dissertação intitulada “Um estudo sobre os gêneros textuais: o cotidiano de Cruzeiro do Sul nas páginas de ‘O Juruá’ de 1953 a 1962”. O trabalho contou com a orientação da professora Vera Bambirra, do campus Floresta.

Na dissertação, a pesquisadora discute a contribuição dos textos veiculados no jornal “O Juruá” na formação e na afirmação das identidades do cruzeirense. Assim, a relação da população de Cruzeiro do Sul com a Igreja católica, o silenciamento do indígena e a exaltação à figura do imigrante cearense surgem na pesquisa, por meio da análise de notas, notícias e editoriais. “Com a pesquisa, consegui perceber marcas de um cotidiano da cidade de Cruzeiro do Sul em uma determinada época”, ressalta Ana Cláudia.

Estudar os elementos que contribuíram para a formação da identidade do povo cruzeirense, sob a ótica do jornalismo impresso, proporcionou, segundo Ana Cláudia, uma abordagem diferenciada em relação aos gêneros do discurso, que não fosse só pela estrutura linguística. Para ela, além de acompanhar as necessidades comunicativas da sociedade, os gêneros trazem práticas cotidianas, marcas identitárias e culturais.

Para a professora Vera Bambirra, os gêneros textuais não são estáticos, eles se transformam de acordo com as necessidades comunicativas da sociedade e, para área de língua portuguesa, é importante trabalhar o conteúdo de gênero de forma efetiva, como a pesquisa fez.

Participaram da banca de avaliação do trabalho os professores Francisco Bento, do mestrado em Letras, e Wagner da Costa Silva, do curso de Comunicação Social da Ufac.

Postado em: 11/4/2016