Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Economia verde e impactos sobre comunidades tradicionais serão tema de evento na Ufac
conteúdo

Economia verde e impactos sobre comunidades tradicionais serão tema de evento na Ufac

por Ascom02 publicado 11/04/2016 15h10, última modificação 11/04/2016 17h24

Na próxima sexta-feira, 15, a Universidade Federal do Acre (Ufac) recebe o cacique Francisco Jaminawa, da terra indígena São Paulino, para participar da mesa-redonda “Economia verde e espoliações das populações tradicionais”. O evento é parte de ações promovidas pelo Conselho de Missões entre Povos Indígenas (Comin) durante todo o mês de abril, em alusão ao Dia do Índio.

“O objetivo da atividade é promover um debate sobre os impactos da chamada ‘economia verde’ nos modos de vida das populações tradicionais, especialmente no caso dos mercados de créditos de carbono” explica a professora do Centro de Educação, Letras e Artes - CELA, Raquel Ishii.

A reserva Jaminawa, Colocação São Paulino, é alvo antigo de constantes invasões de fazendeiros. O cacique Francisco Jaminawa é um dos principais nomes na luta pelos direitos indígenas, estando há anos ameaçado de morte por fazendeiros locais.

A mesa-redonda é uma realização do Comin com a Ufac, através do projeto de extensão Centro de Referência de Direitos Territoriais na Tríplice Fronteira e do programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade. A atividade será realizada às 19h, no auditório do Bloco dos Mestrados.

Postado em: 11/6/2016