Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Editora da Universidade Federal do Acre completa 10 anos em 2013

Editora da Universidade Federal do Acre completa 10 anos em 2013

por Ascom-01 publicado 11/01/2013 13h55, última modificação 11/01/2013 14h58

Fundada em 2003, a Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac) possui, atualmente, mais de 100 títulos em seu catálogo, com publicações em diversas áreas, tanto da comunidade universitária quanto do público externo. São livros, cartilhas, revistas e CDs.

Alunos e professores podem publicar suas pesquisas, participando dos processos seletivos que ocorrem por meio de editais. Uma cópia impressa da obra deve ser deixada na editora para avaliação de conteúdo pelo conselho editorial.

Segundo a secretária geral da editora, Ormifran Pessoa, a preferência é por autores que tenham vínculos com a Ufac. “O principal objetivo das publicações é dar visibilidade aos trabalhos científicos desenvolvidos no campus, ampliando o conhecimento acadêmico”, justificou.

Os livros são disponibilizados na biblioteca da universidade, assim como nas bibliotecas públicas estaduais. Porém, como a Edufac não possui livraria própria, a venda é feita por meio da Guia de Recolhimento Único (GRU), com CPF do comprador e emissão de comprovante de venda.

A criação de uma livraria própria é o principal projeto do diretor da Edufac, professor Antônio Gilson Mesquita. “A livraria funcionará no novo centro de convivência da instituição e venderá livros de outras editoras também, além de alguns materiais de papelaria”, ressaltou Mesquita.

Uma década

A Edufac planeja programação comemorativa durante todo o ano de 2013, incluindo uma feira de livros dentro da universidade, além da criação da livraria online e da disponibilização de livros digitais.

“Já participamos de algumas feiras de livros, como a 2º Bienal da Floresta do Livro e da Leitura, mas gostaríamos de promover uma feira específica da Ufac, dando ênfase aos trabalhos acadêmicos”, frisou a secretária geral Ormifran.

A editora é filiada à Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) e tem obras de destaque nacional, como o livro A Batalha da borracha na Segunda Guerra Mundial, de Pedro Martinello, que está esgotado.

(por Nathacha Albuquerque, acadêmica do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufac.)