Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Edufac celebra aniversário de 10 anos

Edufac celebra aniversário de 10 anos

por Ascom02 publicado 20/12/2013 09h55, última modificação 20/12/2013 10h13
Noite de festa contou com apresentações musicais e de teatro, exibição de vídeos, sorteio de brindes e coquetel

A cultura deu o tom da festa de aniversário da Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac), ocorrida nessa quinta-feira, 19, à noite, no Centro de Convivência do campus Rio Branco. Exposição de ilustrações, apresentações musicais, performance teatral, lançamento de e-book, exibição de vídeos e sorteio de kits contendo camiseta e livro fizeram parte da celebração dos 10 anos de existência da editora.

A Edufac foi criada em 22 de dezembro de 2003, com o objetivo de editar obras de valor científico e cultural produzidas pela comunidade acadêmica e pela comunidade externa. Durante sua existência, já publicou mais de 110 títulos, cujos conteúdos abordam o Acre e a Amazônia em diversos ramos do conhecimento. Em breve, contará com livraria no Centro de Convivência e site personalizado.

O diretor da Edufac, Gilson Mesquita, destacou a inclusão da editora no universo dos livros digitais na internet, ocorrida neste ano, com a disponibilização de e-books para download, gratuitamente. O primeiro foi “Luzes, Câmera, Palavras!” (organizado por Francisco de Moura Pinheiro, Francielle Modesto e Aquinei Timóteo); seguido por “(Des)envolvimento Insustentável na Amazônia Ocidental” (de Elder Andrade de Paula).

Na ocasião, ocorreu o lançamento do terceiro e-book sob o selo Edufac (disponível em www.ufac.br/portal/editora/homeopatia): “Homeopatia e Saúde: do Reducionismo ao Sistêmico”, de Gilberto Ribeiro Vieira, professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), que se referiu à necessidade de produção de mais informação sobre homeopatia. “Grande parte da população não tem informação sobre esse tema”, disse. “O livro é uma forma de contribuição e embate com o conhecimento movido pelo recorte científico, pois uma visão que se propõe holística tende a ser rechaçada pela ciência”.

A celebração de aniversário foi prestigiada por alunos, bolsistas, professores, técnico-administrativos e comunidade em geral.  O pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa, representando a gestão da Ufac, ressaltou a dificuldade para instauração e continuidade da editora e seu bom momento vivido hoje. “A editora tem se modernizado, com o crescimento do seu corpo editorial e os lançamentos no formato e-book pela internet, o que pode ser visto no mundo inteiro”, declarou.

Atrações culturais

Além das ilustrações sobre livros publicados pela Edufac, feitas por Igor Ricardo, estudante do curso de História da Ufac, e expostas em seis banners distribuídos no local, o evento contou com apresentação musical do Quarteto de Flauta, regido pelo professor Cleuton Batista, e do Coral da Ufac, regido pelo professor Domingos Bueno. São grupos formados por, sobretudo, alunos do curso de Música.

Além disso, houve performance de teatro com Billy Fontenelle, aluno do curso de Artes Cênicas, representando a personagem Ceiça; exibição de vídeo com depoimento de professores que estiveram à frente da Edufac ou foram seus precursores; recital poético com George Marques, aluno de Filosofia, que declamou seu poema “A cidade de Rio Branco conversa com todos”; e videoclipe com a música “Sinais dos tempos”, sobre aquecimento global, por Rogério de Oliveira, que estava na plateia.

Postado em: 20/12/2013