Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Edufac e Propeg realizam capacitação para plataforma SEER/OJS

Edufac e Propeg realizam capacitação para plataforma SEER/OJS

por Ascom02 publicado 13/05/2016 12h05, última modificação 13/05/2016 16h14

A Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac), em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), realizou, de 10 a 12 de maio, treinamento sobre a plataforma SEER/OJS: Formação de editores gerentes de periódicos no Open Journal Systems (OJS), no bloco do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

O curso foi ministrado pelo funcionário do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), professor Ronnie Fagundes de Brito. E capacitou 28 pessoas, entre servidores do NTI, da Biblioteca Central da Ufac, da Propeg, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), do Instituto Federal do Acre (Ifac), professores (geralmente ligados a comitês de revistas já existentes) e alunos da Ufac.

O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Essa ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos.

O treinamento é parte de uma mudança na gestão das revistas eletrônicas da Ufac, anteriormente feita pela Edufac, e que passará para a Biblioteca da Ufac. Segundo a secretária-geral da editora, Ormifran Pessoa, essa mudança começa com a capacitação de servidores da própria biblioteca, bem como de pessoas que já têm ou que queiram publicar uma revista eletrônica.

“Em conversa com a direção da Biblioteca Central da Ufac, houve a concordância em assumir a responsabilidade, fato que é comum em outras instituições de ensino superior”, disse Ormifran. “Agora, com a realização dessa capacitação, temos a condição inicial para que a Biblioteca Central passe a gerenciar as revistas eletrônicas da Ufac.”

Durante o curso, alunos puderam criar, como forma de aprendizado prático, revistas científicas fictícias. A editora de publicações da Edufac, Jocília Oliveira, ressaltou a importância da plataforma de publicação e a facilidade de manuseio da ferramenta. “Esse sistema é único e usado no mundo todo. Isso é importante, pois coloca as pesquisas realizadas na Ufac em nível internacional”, opinou ela. “Além de ser uma ferramenta de fácil uso, que não requer muitos conhecimentos em informática.”

A Edufac continuará a fazer parte do processo de criação de uma revista eletrônica, só que, a partir de agora, como responsável pelo registro do Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN, na sigla em inglês), junto ao Ibict. Também vai auxiliar na diagramação das capas das revistas.

A Ufac conta com oito revistas registradas na plataforma SEER/OJS: “Muiraquitã”, “Psicologias”, “South American Journal of Basic Education Technical and Technological”, “Anthesis”, “Journal of Amazon Health Science”, “Anais de Iniciação Científica da Ufac”, “Tropos” e “Nawa”. Com a realização do treinamento, a expectativa é que apareçam novos interessados em publicar revistas científicas de acesso livre na web.

SEER/OJS

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso.

O SEER permite, também, que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem uma melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos.

O sistema SEER surgiu, assim, em 2003, a partir da customização do OJS, software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da University of British Columbia.

Postado em: 13/5/2016