Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Edufac lança mais dois livros na Bienal da Floresta do Livro e da Leitura

Edufac lança mais dois livros na Bienal da Floresta do Livro e da Leitura

por Ascom-01 publicado 21/09/2012 09h28, última modificação 21/09/2012 09h28

Nesse sábado, 22, às 17:00 horas, a  Editora da Universidade Federal do Acre – Edufac - lançará os livros   RETRATOS, IMAGENS, LETRAS E NÚMEROS COLADOS NAS PAREDES de Maria Aldecy Rodrigues de Lima; e MULHERES TRABALHADORAS RURAIS EM MOVIMENTO: UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA de Tereza almeida Cruz. O lançamento será na  Bienal da Floresta do Livro e da Leitura, que está acontecendo no Novo Mercado Velho. Todos estão convidados para participar desfrutando de um bate-papo com as autoras e sessão de autógrafos.” Não basta amar o conhecimento ou apenas produzi-lo, é preciso movimentar ações para difusão desse conhecimento. Por isso, a Edufac tem procurado dar visibilidade aos seus mais de 100 títulos publicados durante os 9 anos de sua existência."

Retratos, Imagens, Letras e Números Colados nas ParedesResenha: O livro explicita os resultados que articulam retratos, imagens, letras e números colados nas paredes com a representação social de escola, construída pelos moradores ribeirinhos – como alternativas para pensar as relações entre os sujeitos, os saberes da tradição e o saber escolar. Trabalhar com as fotografias dessa realidade constitui uma forma de testemunhar a realidade, além da escrita, que atravessa todo o contexto das comunidades ribeirinhas onde se ouviu sobre os modos, mitos e manias dessa gente; tradições e saberes; desejo e realidade, enfim, uma história contatada a partir de uma multiplicidade de vozes: os moradores, pesquisadores, autores.

Autor: Maria Aldecy Rodrigues de Lima

Retratos, Imagens, Letras e Números Colados nas Paredes

Resenha: Trata-se de uma abordagem sobre a construção da articulação do movimento de mulheres trabalhadoras rurais que são acompanhadas e assessoradas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), no período de 1988 a 1998. Considera-se como resultado dessa articulação a ampliação considerável da visão de mundo dessas mulheres. A análise da constituição da resistência e identidade coletiva das mulheres trabalhadoras rurais dos vales do Acre e Médio Purus foi feita a partir de suas experiências cotidianas em seus modos de vida de colonas, seringueiras, ribeirinhas, e procura dar visibilidade àquelas que foram condenadas a séculos de silêncio, vendo-as como protagonistas da história.

Autor: Tereza Almeida Cruz