Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Edufac publica livro do historiador Francisco Bento
conteúdo

Edufac publica livro do historiador Francisco Bento

por admin publicado 10/09/2012 09h40, última modificação 10/09/2012 09h36

A Universidade Federal do Acre, por meio de sua Editora – Edufac, dando seqüência no projeto de publicações e divulgação da produção cientifica, concluiu a edição do livro intitulado Autoritarismo e personalismo no poder executivo acreano, 1921-1964, de autoria do Professor Doutor e historiador Francisco Bento.

Segundo o autor, seu livro “deriva-se da dissertação em história defendida na UFPE em 2002. É um trabalho em história política e que trata basicamente do período do Acre Federal como território unificado (1921-1962). A abordagem está voltada para uma discussão em torno das práticas autoritárias e personalistas vigentes nesta fase marcada pela presença no executivo acreano de governadores indicados pelo governo federal para administrarem o Acre, que na sua totalidade não eram nascidos no Acre e a grande maioria não residia também no território, nem antes nem depois de exercerem o poder no Acre Federal. Exerciam muitas vezes mandatos curtos e erráticos, marcados por denuncias de corrupção e despotismo.”

Para o diretor da Edufac, Professor Doutor José Ivan, “a editora, na atual administração, apenas cumpre a sua função precípua de produzir, publicar e divulgar a produção científica da Ufac que tem avançado significativamente por conta, também, da efetiva presença dessa unidade.”

Os livros estão disponíveis para aquisição na editora e futuramente nas bibliotecas do país.