Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Embaixada Americana faz palestra na Ufac

Embaixada Americana faz palestra na Ufac

por Ascom02 publicado 19/09/2016 13h01, última modificação 19/09/2016 13h01

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu, nesta quinta-feira, 19, a visita da vice-consulesa dos Estados Unidos, Janny Gately, que veio proferir palestra à comunidade acadêmica sobre intercâmbio e visto para o país norte-americano. Ela veio acompanhada da assessora de comunicação da Embaixada Americana no Brasil, Eveline Souza, e o analista de vistos da seção consular de Brasília, Hugo Schmidt.

Para a vice-reitora e assessora de Cooperação Interinstitucional da Ufac, Guida Aquino, a visita inédita da embaixada ao Estado demonstra o progressivo estreitamento dos caminhos que ligam estudantes brasileiros aos centros de estudos americanos.

“A busca por intercâmbios fora do país, hoje, está mais facilitada se comparada a anos anteriores”, disse. “Na Ufac, através da Assessoria de Cooperação Institucional, buscamos fortalecer parcerias em âmbito local, regional, nacional e, também, internacional. Isso acaba estimulando nossos estudantes, pesquisadores e professores.”

Em português e para um auditório lotado, a vice-consulesa falou sobre os canais de comunicação da embaixada, deu dicas para a solicitação de visto estudantil e falou do programa de intercâmbio chamado Trabalho de Verão e Viagem (“Summer Work and Travel”),  destinado a estudantes com inglês avançado, interessados em combinar viagem e trabalho durante o período de férias.

“Nosso objetivo é poder nos aproximar dessa região, trazendo o maior número de informação possível para os estudantes do Acre interessados em conhecer os Estados Unidos”, pontuou. “Hoje, o processo de retirada do visto americano está muito mais facilitado e o Consulado Americano se dispõe a esclarecer qualquer dúvida.”

Normalmente, quem deseja estudar em uma instituição de ensino americana, precisa do visto de estudante tipo F1. Com ele, o estudante tem direito a acessar cursos de Inglês, cursos universitários e programas de mestrado e doutorado, podendo permanecer nos Estados Unidos até 60 dias após o término das aulas. Outros dois vistos comuns são o J1, exigido por cursos universitários financiados por instituições governamentais, programas como o “Summer Work and Travel”, trainee e pesquisas acadêmicas; e o M1, para programas vocacionais e cursos técnicos.

De acordo com a assessora de comunicação da embaixada, a partir desta primeira visita, a expectativa é que sua instituição possa se aproximar do Acre, através de ações culturais e de extensão. “Na região Norte, estamos mais presentes nos Estados do Pará e Amazonas. Temos pouca informação sobre o Acre e daí nosso interesse em visitar a universidade”, justificou Eveline. “Houve bastante interação com os estudantes na palestra e, agora, teremos condições de avaliar quais as demandas locais para a embaixada e dar um retorno em breve.”

Para mais informações sobre vistos e programas de intercâmbio nos Estados Unidos, acesse: www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.BR, www.embaixadaamericana.org.br ou www.youtube.com/user/EmbaixadaEUA.

Postado em: 19/9/2016