Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Encontro reúne pioneiros da televisão acriana

Encontro reúne pioneiros da televisão acriana

por Ascom02 publicado 03/04/2013 13h15, última modificação 03/04/2013 13h34

A terceira etapa do projeto de extensão “Encontros com a História da Imprensa Acreana”, iniciativa dos acadêmicos do primeiro período de Comunicação Social da Universidade Federal do Acre (Ufac), acontece nesta quinta-feira, 4, a partir das 19h, no Theatro Hélio Melo. O tema do evento será a história da televisão no Estado do Acre.

Para discutir o assunto, os estudantes convidaram os jornalistas J. Simplício, um dos pioneiros do jornalismo televisivo no Acre; Roberto Vaz, que na década de 90 comandou o programa Sábado Show, uma das maiores audiências da televisão acriana; e Ayres Rocha, apresentador da TV Acre.

De acordo com a acadêmica Cássia Veras, a escolha dos nomes foi realizada por meio de pesquisa nos arquivos das emissoras visitadas pelo grupo que organiza o encontro. Os estudantes conversaram, ainda, com familiares e amigos que assistiram à chegada da televisão no Acre e esses nomes foram os mais lembrados.

Uma das organizadoras do evento, a estudante Hadassa Menezes destacou que o evento trará valiosas contribuições para as pessoas que se interessam pela história da televisão no Acre, pois vai trazer depoimentos de personagens que ajudaram a construir a história desse veículo tão importante.

Imagens que contam histórias

Antes do início do debate, os organizadores vão realizar uma exposição com cerca de 50 imagens que retratam passagens importantes da história da televisão no Acre: inauguração de emissoras, jornalistas em atividade, participação do público nos programas de auditório, entre outras. “A exposição tentará mostrar ao público algo mais concreto sobre a televisão de antigamente, como eram as condições em que os jornalistas trabalhavam e como era a recepção dos telespectadores”, disse a estudante Cássia Veras.