Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Engenharia Florestal dispõe de software para inventário de matas nativas

Engenharia Florestal dispõe de software para inventário de matas nativas

por Ascom-01 publicado 15/04/2016 09h00, última modificação 15/04/2016 09h00

O curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac) firmou parceria com empresa de tecnologia para uso, de forma gratuita e com fins educacionais, de um software para ser utilizado pelos estudantes da graduação e do mestrado em Ciência Florestal.

O Mata Nativa, que já está disponível e foi desenvolvido pela Cientec, é uma ferramenta que auxilia na realização de inventários florestais em florestas nativas. Ele possibilita realizar as análises exigidas como parte integrante do Plano de Manejo Florestal, garantindo uma maior agilidade e precisão nos resultados dos cálculos na realização do inventário florestal.

Os professores Tarcísio Gualberto Fernandes e Thiago Augusto da Cunha ressaltam que o programa surge como mais uma ferramenta que possibilitará enriquecer o aprendizado dos alunos em técnicas de Manejo Florestal. O programa poderá ser aplicado nas disciplinas de Manejo de Florestas Tropicais, Exploração e Transporte Florestal, Avaliação de Impactos Ambientais, Inventário e Dendrometria Florestal e Silvicultura.

O programa possui uma versão para o sistema Android. O Mata Nativa Móvel, que funciona sem conexão com a internet, permite que o profissional colete todos os dados das árvores no campo e realize amostragem do inventário. Ele também pode sincronizar os dados com a versão para computador.

A parceria entre a Cientec e os professores do curso de Engenharia Floretal faz parte da missão da empresa em oferecer papel social na formação acadêmica de alunos.

Postado em: 15/4/2016