Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ensino de Espanhol é discutido em seminário no campus Floresta

Ensino de Espanhol é discutido em seminário no campus Floresta

por Ascom02 publicado 11/10/2016 08h10, última modificação 11/10/2016 10h37

O 1º Seminário de Ensino de Língua Espanhola do Acre ocorreu no campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Cruzeiro do Sul, na semana passada, de 5 a 7. O evento de extensão foi resultado de uma parceria com professores do campus de Rio Branco da universidade acreana.

O seminário articulou trabalhos de pesquisa e experiências de sala de aula de professores do curso de Espanhol da Ufac e da rede básica de ensino. Também contou com a participação de alunos e bolsistas de programas institucionais, como o de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), na modalidade de exposição de pôster, com 28 participantes.

Além disso, houve 36 apresentações de comunicação oral e mais de 200 inscritos como ouvintes. No primeiro dia do evento ocorreu a exposição Frida Kahlo, realizada por alunos do 1º período de Espanhol, bem como a palestra intitulada “Gêneros, PCNs e Ensino de Línguas Estrangeiras”, proferida pela professora Solange Aranha, da Universidade Estadual Paulista, e a conferência magistral intitulada “O Ensino de Espanhol no Brasil: entre a Prática e a Teoria”, da professora convidada Márcia Paraquett, da Universidade Federal da Bahia. Ela também proferiu a conferência de encerramento, “A Formação de Professores Latino-Americanos na Perspectiva Intercultural”.

O seminário debateu, ainda, a questão do estágio supervisionado e a formação docente, além do papel da literatura para o ensino de línguas. No último dia, houve a sessão temática “Desafios de Ser Professor de Espanhol no Ensino Médio em Cruzeiro do Sul”, da qual participaram supervisoras do Pibid, Maria Dulcilene Carneiro dos Santos e Edileusa Maria França Silva, e o coordenador de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Anailton Guimarães Salgado. Após a sessão, os presentes realizaram e aprovaram moção de repúdio contra a medida provisória n.º 746.

A coordenadora do evento, professora Suerda Mara, destacou o envolvimento dos alunos, dos professores participantes e convidados. “Eles ajudaram a promover uma ampla e importante discussão sobre o papel do professor de Espanhol neste momento delicado de possíveis mudanças curriculares impostas pelo governo federal”, disse.

Postado em: 11/10/2016