Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Escritora Florentina Esteves é tema de tese de doutorado

Escritora Florentina Esteves é tema de tese de doutorado

por Ascom02 publicado 19/11/2014 10h41, última modificação 19/11/2014 10h41

A acriana Florentina Esteves, autora de vasta bibliografia ficcional sobre personagens e costumes do Acre, agora também se transformou em objeto de análise numa tese de doutorado da área de Educação. A tese foi apresentada em 2012, na Universidade Federal Fluminense (UFF), pela professora Maria José da Silva Morais Costa, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre (Ufac) em Cruzeiro do Sul.

O trabalho, intitulado “Uma Flora da Amazônia: Cultura, Imaginário e Educação no Percurso de Esteves”, explicita, entre outras questões, o esforço empreendido pela escritora para ligar o passado e o presente do Acre, através das suas crônicas, grande parte delas publicadas nos jornais “A Gazeta” e “O Rio Branco”, além de detectar a contribuição dela (Florentina) como educadora inserida no ambiente amazônico.

A proposta geral do trabalho, de acordo com a professora Maria José, foi a de “compreender a cultura educacional da Amazônia, a partir do imaginário da escritora Florentina Esteves, uma mulher que conviveu intimamente com a educação e a cultura do Estado, a fim de problematizar o entendimento da educação e do cotidiano que a constituiu nas localidades da região”.

Do ponto de vista da abordagem teórica, condição obrigatória para a produção de um texto acadêmico, a professora Maria José lançou mão de uma gama de autores das áreas de ciências sociais e humanas. Entre eles, destaque para Edgar Morin e os seus estudos da complexidade; Gaston Bachelard e a sua fenomenologia da imaginação; Michel Maffesoli e a sua socioantropologia do cotidiano; e Gilbert Durand com a sua mitanálise.

Em abril deste ano, a tese foi transformada em livro, sob o título “Trajetória de uma Expressão Amazônica: o Encanto do Desencanto em Florentina Esteves”, à venda nas principais livrarias acrianas. Os leitores, entretanto, que desejarem ler o trabalho na forma original, podem encontrá-lo nas bibliotecas da Ufac, tanto no campus sede, em Rio Branco, quanto no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul.

Postado em: 19/11/2014