Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Esfor encerra ano com conferência

Esfor encerra ano com conferência

por Ascom02 publicado 08/12/2015 13h45, última modificação 08/12/2015 13h47
Professores puderam discutir políticas afirmativas; atividades serão retomadas em fevereiro de 2016

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou, em Rio Branco, o encerramento das atividades de 2015 da Escola de Formação à Docência do Ensino Superior (Esfor), na manhã desta terça-feira, 8, com a conferência “Ações afirmativas em contexto universitário”, proferida pela professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Delcele Mascarenhas.

Ela dividiu a conferência em três partes. Fez um apanhado dos elementos que antecederam o debate das políticas afirmativas nas universidades, uma análise do quadro atual no país e um recorte com dados específicos da Ufac nos dois primeiros anos de adoção da política. O debate foi mediado pelo professor do Centro de Educação, Letras e Artes (Cela), Marcelo da Silva.

A Esfor teve atividades iniciadas em setembro deste ano, com o objetivo de manter o desenvolvimento profissional dos professores da instituição. As atividades de formação continuada desenvolvem-se a partir das seguintes ações principais: ambientação acadêmica (administração em roda e centro em foco); aprimoramento da docência, intercâmbio docente, especialização em docência na educação superior e especialização em gestão acadêmica; e socialização de experiências (mostra de práticas pedagógicas).

“É preciso manter a ideia de que o conhecimento é sempre atualizável. A Esfor, como integrante do nosso planejamento estratégico, estimula esse pensamento. É a nossa preocupação em valorizar, reconhecer e aperfeiçoar o trabalho do nosso servidor professor”, destacou o reitor da Ufac, Minoru Kinpara.

A pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli, avaliou como produtiva as atividades desenvolvidas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, nesses três primeiros meses de Esfor. “As reflexões foram muito significativas para quem trabalha com educação, para quem está em sala de aula e faz a universidade diariamente. É a oportunidade de pensar e repensar nosso papel para a educação”, disse.

Participaram da solenidade de abertura da conferência a vice-reitora Guida Aquino; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Antonio Pontes Junior; e o pró-reitor de Administração, Thiago Rocha. As atividades da Esfor serão retomadas em fevereiro de 2016.

Postado em: 8/12/2015