Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Especialização em Tecnologia da Informação inicia atividades

Especialização em Tecnologia da Informação inicia atividades

por Ascom02 publicado 21/02/2014 16h26, última modificação 21/02/2014 16h26

Com a participação do reitor Minoru Kinpara e do deputado federal Sibá Machado (PT-AC), o campus da Universidade Federal do Acre (Ufac) sediou na manhã desta sexta-feira, 21, a aula inaugural do curso de especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação, promovido pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Ufac, com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O curso, com a duração de 18 meses, pretende, entre outros fins, potencializar o uso e a aplicação dos recursos das tecnologias da informação e comunicação entre profissionais atuantes nos setores da indústria, comércio, serviços e governo, promovendo o desenvolvimento de novos projetos. Abrange um total de 350 alunos, distribuídos entre as cidades de Rio Branco, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó e Sena Madureira.

De acordo com o coordenador da atividade, professor Luiz Augusto Matos da Silva, com o desenvolvimento do curso, existe a expectativa de “formar produtores e multiplicadores de informações que promovam a cultura digital articulada às diversas manifestações técnicas, científicas etc., através da transferência de conhecimentos que desenvolvam novas oportunidades para os membros da sua comunidade”.

Para o reitor, um aspecto essencial deve ser ressaltado em se tratando desse curso que ora se inicia. Justamente o fato de que a atividade só se tornou possível graças aos apoios do governador do Estado, Tião Viana, e do deputado federal Sibá Machado, ambos “parceiros de longo tempo no apoio às ações relativas ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia”, afirmou Kinpara.

O reitor aproveitou o momento para dar duas boas notícias aos alunos da especialização. A primeira diz respeito à reunião anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), neste ano sediada na Ufac, em sua 66ª edição. “O maior evento científico nacional”, no dizer do reitor. E a segunda diz respeito ao mestrado em informática, o qual será realizado pela Ufac em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Além do reitor e do deputado federal Sibá Machado, compuseram a mesa da solenidade de abertura do curso de especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação as seguintes autoridades: Pascoal Muniz, diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac); Carlos Rebelo, diretor de Tecnologia e Modernização do Acre; e Josimar Batista, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac.

Postado em: 21/2/2014