Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação realiza aula inaugural

por Ascom02 publicado 18/03/2016 20h30, última modificação 21/03/2016 09h08

A aula inaugural da segunda turma do curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologias da Informação e Comunicação (Postic), da Universidade Federal do Acre (Ufac), ocorreu na manhã desta sexta-feira, 18. O evento, que foi realizado no Teatro Universitário, marcou, ainda, a certificação dos primeiros egressos da especialização.

Participaram da solenidade de abertura o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e reitor em exercício, Josimar Batista; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa; o diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Mauro Ribeiro; o secretário adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Pascoal Muniz; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Manoel Domingos Filho; e o coordenador da Postic, Luiz Augusto da Silva.

“O mercado da tecnologia de informação e comunicação é um dos poucos que não sabe o que é crise. Temos visto que sobram vagas, o que não significa que todo mundo está empregado”, justificou o coordenador do curso, Luiz Augusto. “É preciso se qualificar e é nesse cenário que o curso surge. Nossa pós tem como um dos objetivos suprir essa demanda de profissionais especializados.”

A primeira oferta da Postic ocorreu em fevereiro de 2014, nos municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira e Rio Branco. Na ocasião, foram ofertadas 350 vagas, com a parceria da Fapac e da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações.

Formada em Matemática, Apoena Ajie foi uma das selecionadas para compor a primeira turma, em Rio Branco. Representando os colegas de turma, ela recebeu, das mãos do reitor em exercício, o certificado de especialização emitido pela Ufac e agradeceu. “Através desse curso, eu pude aprender mais sobre ferramentas de inclusão de tecnologias voltadas para atividades educacionais, que é a minha área”, disse a egressa. “Adquirir esse conhecimento é essencial, especialmente, porque lidamos, hoje, com uma geração que já nasce com acesso às novas tecnologias.”

Após a solenidade de abertura, os cem estudantes da nova turma tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da estrutura do curso ofertado. Com condução do professor Luiz Augusto, eles puderam entender melhor o funcionamento, as disciplinas ofertadas e o cronograma de atividades propostas.

O curso será constituído por três núcleos: básico, específico e avançado. O estudante deverá cursar 165 horas em disciplinas do núcleo básico, 90 horas em disciplinas do núcleo específico e um mínimo de 195 horas do núcleo avançado. Nesse último núcleo, devem ser cursadas pelo menos três disciplinas, sendo a disciplina Seminários obrigatória. É necessário, ainda, cursar 60 horas da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Confira a galeria de fotos aqui.

Postado em: 18/3/2016