Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes da Ufac fazem intercâmbio no exterior

Estudantes da Ufac fazem intercâmbio no exterior

por Ascom02 publicado 21/08/2013 12h51, última modificação 21/08/2013 12h51

Três estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) vão participar do programa “Ciência sem Fronteiras”, estudando um ano em universidades estrangeiras. Péricles Ricardo, do 7º período, vai para a Flinders University, na Austrália; Lukas Vieira, do 5º período, vai para a Universidad Valencia, na Espanha; e Davi Muniz, do 5º período, vai para a Temple University, nos Estados Unidos.

Para o estudante Lukas Vieira, trata-se “de uma oportunidade ímpar de poder conhecer a medicina de outro país e também de realizar uma inestimável troca de experiências com pessoas do mundo todo. Além disso, eu pretendo aproveitar para fazer pesquisas e conseguir espaços para publicar em periódicos internacionais. Outra coisa interessante diz respeito à questão dos três meses de prática exigidos por eles”.

No entender de Davi Muniz, “é uma chance única que eu pretendo aproveitar o máximo para o meu crescimento tanto acadêmico quanto cultural. Estou muito animado com a ideia de conhecer o ensino superior americano e interagir com um sistema educacional considerado de excelência. A Temple University tem tradição na pesquisa biomédica, área em que eu devo dedicar com mais profundidade a minha atenção”.

Programa ‘Ciência sem Fronteiras’

“Ciência sem Fronteiras” é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização de ciência e tecnologia, da inovação e da competividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento (CNPq e Capes) e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior, com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

O Programa Ciência sem Fronteiras objetiva propiciar a formação de recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e da tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior, inclusive com a expansão significativa do intercâmbio e da mobilidade de graduandos.

‘Inglês sem Fronteiras’

Uma informação importante para os universitários que desejarem, no futuro, participar do programa “Ciência sem Fronteiras” é a de que a Ufac oferece, a partir do próximo mês, aulas presenciais, preparatórias para o exame de proficiência em língua inglesa, que é indispensável para a efetivação da candidatura. “Teremos turmas em dois turnos, pela manhã e à noite”, disse a coordenadora da atividade, professora Queila Lopes.

Para participar das aulas do programa “Inglês sem Fronteiras” é preciso estar com os dados pessoais e acadêmicos no Sistema de Informações para o Ensino (SIE), bem como estar cursando o “My English On-line”.

“É importante destacar”, explicou ainda a professora Queila Lopes, “que até o ano passado, esse exame de proficiência era realizado fora do Estado, o que acarretava uma dificuldade adicional para os candidatos. A partir desse ano, a Ufac ganhou o status de centro aplicador desse exame. Com isso, além de realizar os exames em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, os candidatos também recebem os resultados nos mesmos locais”.

Informações detalhadas do programa “Inglês sem Fronteiras” podem ser adquiridas pelo e-mail: isf.ufac@gmail.com , pelo twitter @isfufac e pelo Facebook Inglês sem Fronteiras-Ufac.

Postado em: 21/8/2013