Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes da Ufac mobilizam-se para 9ª Bienal da UNE
conteúdo

Estudantes da Ufac mobilizam-se para 9ª Bienal da UNE

por Ascom-01 publicado 20/11/2014 10h05, última modificação 20/11/2014 15h06

Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac), dos coletivos Kizomba, Quilombo e União da Juventude Socialista (UJS), visitou nesta quinta-feira, 20, pela manhã, o reitor Minoru Kinpara, com o intuito de obter apoio para participação na 9ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE). Os alunos também solicitaram auxílio para divulgação, no ambiente universitário, desse evento que é considerado o maior festival estudantil da América Latina.

Os universitários foram atendidos em suas reivindicações. Entre as quais, obtiveram garantia de transporte, por meio de ônibus da Ufac, para deslocamento até o Rio de Janeiro, local do evento. O ônibus, cujo pedido já foi protocolado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), transportará os estudantes que irão participar da bienal com apresentação de trabalhos acadêmicos e atividades culturais nas áreas de música e teatro.

Nesta sua nona edição, a Bienal da UNE ocorre de 26 de janeiro a 1º de fevereiro do próximo ano, abordando o tema “As Vozes do Brasil”, o qual faz referência às variedades linguísticas, seja na fala e na escrita, abordando os diferentes sotaques presentes em todas as regiões do país.

O coordenador nacional do coletivo Quilombo e diretor de meio ambiente da UNE, Wallan Araújo, destacou a necessidade de participação da juventude na bienal. “É importante que os alunos da Ufac participem desse que é o maior evento de arte e cultura da América Latina”, disse. “Assim, terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos, realizando um intercâmbio com estudantes de todos os estados do Brasil.”

Na reunião com o reitor, os alunos apresentaram, também, a proposta de realização da 1ª Bienal de Arte e Cultura da Ufac, com a participação das demais universidades do Estado. Kinpara aderiu à ideia e a promoção desse evento local ficou prevista para 2015.

Clique aqui para saber mais sobre a 9ª Bienal da UNE.

 

Postado em: 20/11/2014