Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes da Ufac participam de congresso hispânico no RJ

Estudantes da Ufac participam de congresso hispânico no RJ

por Ascom02 publicado 04/09/2014 15h16, última modificação 04/09/2014 15h16
Evento discute políticas de pesquisa e pós-graduação na área

Um grupo de estudantes do curso de Letras-Espanhol do campus de Rio Branco da Universidade Federal do Acre (Ufac) participa até amanhã, 5, do 8º Congresso Brasileiro de Hispanistas no Rio de Janeiro.  O evento reúne pesquisadores da pós-graduação e ensino em língua espanhola, literaturas hispânicas, cultura hispânica.

No seminário são discutidas políticas de pesquisa e pós-graduação em Estudos de Linguagem: descrição e funcionamento de línguas do universo hispânico; estudos discursivos e textuais; perspectivas comparativas; processos de aquisição; contato linguístico; estudos tradutórios relativos às línguas do universo hispânico.

Em Ensino de línguas: educação linguística em línguas do universo hispânico; diversas tendências teóricas e sua relação com o ensino/aprendizagem e com a educação linguística; literaturas e educação linguística; práticas pedagógicas em diferentes espaços educativos; políticas linguísticas; formação docente.

E em Estudos de Literatura e Cultura: literaturas de línguas do universo hispânico —poéticas, história e crítica; culturas do universo hispânico; relações da cultura brasileira com a comunidade cultural hispânica; literatura e outras linguagens artísticas; literatura e outras disciplinas das ciências sociais; literaturas do universo hispânico e outras literaturas; a tradução como mediação cultural. O encontro ocorre na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Aos 32 universitários participantes, a Ufac disponibilizou o traslado até a capital fluminense e o auxílio pró-ciência, benefício concedido a estudantes de graduação quando da participação em eventos científicos, com o objetivo de instigar o conhecimento, garantindo a integração dos estudantes com outros estudantes, docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Com o estímulo, a universidade visa beneficiar a aquisição de novos conhecimentos, o aprimoramento acadêmico e pessoal, além de melhor formação acadêmica.

Postado em: 4/9/2014