Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes da Ufac participam de Mundial Universitário de Futsal

Estudantes da Ufac participam de Mundial Universitário de Futsal

por Ascom02 publicado 05/07/2016 07h05, última modificação 05/07/2016 07h05

Aproximadamente 3 mil quilômetros separam as cidades de Rio Branco, capital do Acre, de Anápolis, no interior de Góias. Mas a distância não foi empecilho para os 23 acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac) que foram participar da maior competição de futsal do mundo, o World University Futsal Championship.

Formada por estudantes de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Jornalismo e Letras (Espanhol e Inglês), a delegação viajou 72 horas de micro-ônibus até chegar à cidade goiana, sede dos jogos, para realizar um trabalho voluntário.

Grupo acreano é o mais numeroso entre os 180 voluntários do mundial

Alexandre Pereira, acadêmico de Educação Física, entrou com a bandeira da Bolívia na solenidade de abertura do evento. Ele descreve a emoção: “Está sendo gratificante participar de um campeonato de alto rendimento como o mundial, tanto para minha formação pessoal como profissional. E entrar com a bandeira de um dos times da estreia foi emocionante”.

Para Renata Rabelo, acadêmica de Letras Inglês, o contato com povos que têm o inglês como língua oficial possibilita uma troca cultural enriquecedora: “Logo no primeiro dia, assisti ao jogo acompanhada dos atletas da Alemanha. Além do aprendizado, foi uma emoção indescritível. Ganhei até presentinho”, revela, sorridente.

Sandro Melo, docente de Educação Física da Ufac e coordenador do grupo, explica que o evento, além de proporcionar o intercâmbio, é uma oportunidade que os acadêmicos acreanos têm de vivenciar novas experiências.

“É um mundial que tem a participação de 16 países. Então, imagine o nível de aprendizado que nossos alunos terão! Eles estão aplicando na prática os conhecimentos adquiridos na faculdade e fazendo com que o evento aconteça. Essa participação, além de ser algo grandioso, abre portas futuras”, ressalta Melo.

O presidente do comitê organizador, Luzimar Santos, reconhece que, sem a colaboração dos voluntários, o mundial seria inviável: “Este é um momento muito importante para o Brasil. Ele está sediando o evento, e os voluntários são tão importantes quanto os atletas, pois sem eles o evento jamais seria possível”.

World University Futsal Championship

Este é o 15º Mundial Universitário de Futsal, realizado pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Participam 22 seleções, entre femininas e masculinas.

O primeiro jogo foi entre Brasil e Bolívia, no Ginásio Internacional Newton Farias, em Anápolis, local da maioria dos confrontos.

A competição segue até o próximo dia 10, e algumas partidas serão em Goiânia, capital do Estado. A média de público tem sido de 5 mil pessoas por jogo.

A participação dos voluntários acreanos tem o patrocínio da Ufac, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), e o incentivo da Federação de Desporto Universitário Acreano.

Repórteres: Mágila Campos e Kristel Noriega

Fotos: Assessoria do World University Futsal Championship