Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes da Ufac reúnem trabalhos em livro de Química

Estudantes da Ufac reúnem trabalhos em livro de Química

por Ascom-01 publicado 19/02/2015 16h49, última modificação 19/02/2015 16h49
Obra é resultado de artigos elaborados na graduação e discute formação de docentes de Química com um enfoque multicultural

Acaba de ser publicado pela editora CRV o livro “Conhecimento Tradicional e Química: Possíveis Aproximações”. Organizado pela professora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Anelise Maria Regiani, a obra brinda os dez anos do curso de licenciatura em Química promovendo o diálogo entre o saber cultural e científico.

São nove artigos que aproximam os contextos culturais acrianos com os conteúdos de Química trabalhados no ensino médio. Os textos foram elaborados por licenciandos do curso de Química de 2013 e 2014, com a contribuição, ainda, dos professores Eduardo di Deus, Carlos Alberto Marques, Célia Letícia Collet e Danielly Nóbrega. A base da publicação, diz Anelise, é o entrelaçamento dos conteúdos das disciplinas Tópicos em Culturas e Ensino de Química e Instrumentação para o Ensino de Química, ministradas em sala de aula.

“Não pensávamos, inicialmente, em um livro. Os textos foram exigidos dos alunos da graduação em Química como trabalho de conclusão das disciplinas. A ideia era que produzissem trabalhos de caráter etnográfico, transformando conhecimento tradicional em aula de Química”, descreve a organizadora da obra. “Conseguimos fazer as duas disciplinas conversarem. Juntamos antropologia e química e o resultado foi tão primoroso que decidimos publicar”, justifica.

Para redigir os artigos, os estudantes revisitaram a própria história. Entrevistaram pais, tios ou pessoas de comunidades tradicionais que já conheciam. “O mais emocionante foi ouvir dos alunos a satisfação de ver experiências pessoais transformadas em ciência”, diz Anelise.

Voltado a professores e estudantes do curso de Química, “Conhecimento Tradicional e Química: Possíveis Aproximações” tem como objetivo  apresentar a discussão da formação docente e mostrar propostas de ensino de Química, valorizando os conhecimentos tradicionais e problematizando-os como conhecimentos escolares na perspectiva do diálogo entre saberes. O livro terá lançamento oficial na Ufac, previsto para abril, mas já está disponível para venda pela internet, no site da editora CRV, por R$ 47,90. Confira aqui.

Postado em: 19/2/2015