Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes de Agronomia de Cruzeiro do Sul estudam o solo da BR-364
conteúdo

Estudantes de Agronomia de Cruzeiro do Sul estudam o solo da BR-364

por Ascom02 publicado 07/08/2014 09h48, última modificação 07/08/2014 09h48

Estudantes do 3º período do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Acre (Ufac), campus de Cruzeiro do Sul, farão uma excursão ao longo da BR-364, trecho de Cruzeiro do Sul a Rio Branco, no fim deste mês, no intuito de estudar os perfis do solo da região. A atividade é parte integrante da disciplina Gênese, Morfologia e Uso do Solo, ministrada pelo professor Edson Araújo, doutor em solos e nutrição de plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

De acordo com a estudante Lilia Ferreira do Nascimento, do 10º período do curso de Engenharia Agronômica do campus Floresta e monitora da referida disciplina, “a excursão reveste-se de suma importância, uma vez que dará oportunidade aos alunos de conhecer a diversidade de uma matéria-prima sobre a qual nós todos iremos nos debruçar depois de formados”.

Para Sebastião dos Santos Pereira, estudante do 7º período de Engenharia Florestal no campus Floresta e que também já foi monitor da disciplina, “esse tipo de atividade auxilia os futuros profissionais no sentido de indicarem aos proprietários rurais o melhor uso e o respectivo manejo da sua área, no que diz respeito ao solo, de maneira sustentável”.

“Em 2010 aconteceu uma reunião de correlação e classificação de solos, empreendida por especialistas de várias universidades brasileiras, que estudaram ‘in loco’ esses perfis. Agora, o que nós faremos é trazer os alunos para visitar os locais onde os especialistas passaram, enfatizando aspectos relativos à classificação, gênese e ao uso dos solos da região. É uma atividade de fundamental importância para a formação dos futuros profissionais”, explicou o professor Edson Araújo.

Postado em: 7/8/2014