Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes de Cruzeiro do Sul participam de excursão na BR-364

Estudantes de Cruzeiro do Sul participam de excursão na BR-364

por Ascom02 publicado 10/09/2014 16h06, última modificação 10/09/2014 16h06
Atividade integra disciplina oferecida no 3º período do curso de Engenharia Agronômica, para estudo de solos

Estudantes do curso de Engenharia Agronômica, do campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), participaram, nos dias 5, 6 e 7 deste mês, de uma excursão voltada para o estudo do solo na região de Cruzeiro do Sul. Orientada pelo professor doutor em solos, Edson Araújo, a atividade levou aos estudantes o conhecimento acerca da diversidade dos solos acrianos, suas características, potencialidades e restrições de uso agrícola.

A atividade é parte integrante do conteúdo prático da disciplina Gênese, Morfologia e Uso do Solo, ministrada a alunos do 3º período. Através da experiência foi possível reconhecer, na prática, o conteúdo teórico ministrado em sala de aula. Diversidade de solos e ambientes, morfologia, qualidades físicas e químicas, tudo foi retomado durante os três dias de excursão. Além disso, foram feitas paradas em locais de ocorrência de carbonatos, gesso e fósseis, de modo a entender melhor a formação dos solos do Acre.

“A viagem foi de grande importância para nós, acadêmicos, já que foi possível conhecermos mais sobre as características dos solos da nossa região e das paisagens que nos cercam, pois é necessário conhecer os solos da nossa região para melhor trabalharmos com eles”, avaliou o estudante Dheme Rebouças ao fim da atividade. Clariane Oliveira destacou o caráter integralizador da excursão: “A excursão, além de nos propiciar conhecimentos em relação aos solos do nosso Estado, contribui, também, na socialização entre os participantes, o que é bem importante.”

As áreas selecionadas para estudo fizeram parte da 9ª Reunião de Correlação e Classificação de Solos (RCC), realizada no Estado, em 2010.  A avaliação final do orientador da atividade foi a de que a excursão caracterizou-se como uma oportunidade ímpar de conhecer de perto os solos da região, sua diversidade, potencialidades e fragilidades; para ele, uma condição primordial para que os futuros profissionais possam atuar de forma efetiva na disseminação de práticas mais sustentáveis dos solos e ambientes da região.

Postado em: 10/9/2014