Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes de Engenharia Florestal da Ufac fazem excursão a Rondônia para conhecer florestas plantadas

por glauco publicado 12/06/2015 09h59, última modificação 12/06/2015 09h59

Cerca de 26 estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac) participaram no período de 20 a 24 de maio de visita técnica para conhecer os povoamentos florestais implantados nas cidades de Vilhena e Ji-Paraná, no estado de Rondônia.

Em Vilhena, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer povoamentos da espécie Pinus Caribea em pleno processo de resinagem, visitaram o jardim clonal de eucalipto da empresa Florasetec, os povoamentos florestais de pinus e eucalipto na propriedade do senhor Moacir Crosseta e também tiveram a oportunidade de acompanhar na empresa TrataNorte,  o tratamento da madeira de eucalipto. Além disso, os alunos também participaram de duas palestras sobre cultivo de florestas plantadas e a viabilidade técnico-financeira de projetos agroflorestais, ministradas respectivamente pelos consultores Adilson Pepino e Maicon Willian.

Em Ji-Paraná, os estudantes conheceram povoamentos de paricá (Schizolobium amazonicum) e teca (Tectona grandis), além de uma área experimental de recuperação de mata ciliar no Parque de Exposições Hermínio Vitorelli.

Para os estudantes da Ufac essa visita foi uma excelente oportunidade de ver de perto florestas plantadas - que ainda são pouco comuns no estado do Acre - e conhecer seu potencial para a geração de renda.

A viagem foi organizada pelos professores Nayara Dorigon Rodrigues, Nei Braga e Sabina Ribeiro. A atividade contou com a participação do consultor da Florasetec, Adilson Pepino; do diretor da Agrocred, Maicon William; do proprietário da TrataNorte, Anderson Zomer e do investidor, Moacir Crosseta.

Postada em: 12/6/2015.