Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes de engenharia florestal participam da Expedição Brasil Norte-Sul para conhecer biomas do País

por Ascom-01 publicado 04/08/2015 10h07, última modificação 04/08/2015 10h07
Alunos visitaram a Universidade Federal do Acre. Expedição é formada por 45 alunos

A expedição Brasil Norte-Sul chegou à Universidade Federal do Acre (Ufac) no sábado, 25, para visitar o Parque Zoobotânico (PZ). A expedição é formada por 45 alunos, sendo a maioria estudantes brasileiros de Engenharia Florestal (5 são estudantes de universidades alemãs). A organização da viagem foi feita pelo professor do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Renato Robert. A expedição tem como objetivo mostrar aos alunos a diversidade de biomas brasileiros, além das diferentes culturas e aspectos relativos à ciência florestal em um roteiro de 13 mil quilômetros.

No Parque Zoobotânico, os alunos assistiram apresentações em inglês sobre a história do Parque Zoobotânico (com o professor Evandro José Linhares Ferreira), sobre o curso de Engenharia Florestal da Ufac (com a professora Sabina Cerruto Ribeiro) e sobre eventos climáticos extremos (com o professor Irving Foster Brown). Posteriormente, os alunos foram conhecer as instalações do Parque Zoobotânico, sob a coordenação dos técnicos do PZ Marília Ângela do Carmo, Jurandir Gomes da Silva Júnior, Rean Zaninetti e com o bolsista do Setor de Educação Ambiental, Edilson Santana. Os alunos tiveram também noções de segurança em campo ministradas pelo professor Foster Brown.

O Parque Zoobotânico objetiva contribuir com o desenvolvimento regional sustentável, considerando a manutenção da biodiversidade e as potencialidades regionais, através do ensino, da pesquisa e da extensão. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão que se desenvolvem na sua área construída (laboratórios, herbário, viveiro, sala ambiente, e escritórios) o PZ é um espaço de conservação da natureza, sendo o maior fragmento de área verde na cidade de Rio Branco abrigando várias espécies representativas da fauna e flora regional.  Por esta razão, ao longo de seus trinta anos de existência, o PZ tem sido uma referência para professores e instituições, quando é necessária a realização de aulas práticas ou vivências em ambientes naturais. Estas atividades são relacionadas com: o estudo do uso da terra e mudanças globais no Estado do Acre e nos países vizinhos Peru e Bolívia, especificamente na chamada Região MAP (Madre de Dios, Acre, Pando); pesquisa participativa e educação agroflorestal para recuperação de áreas degradadas na zona rural; estudos de tecnologia de sementes e fenologia de espécies florestais; produção de mudas de espécies nativas; estudos botânicos, etnobotânicos e de botânica econômica do estado, estudos entomológicos, bem como atividades de educação ambiental.

Após a visita, vários alunos demonstraram interesse em vir realizar estágio na Ufac. “Dessa forma, a visita foi benéfica por proporcionar visibilidade ao Parque Zoobotânico e à Ufac, além de possibilitar o desenvolvimento de parcerias futuras junto a outras universidades brasileiras e alemãs”, destacou a professora, Sabina Cerruto Ribeiro. A expedição Brasil Norte-Sul que se iniciou no dia 8 de julho em Florianópolis terminou no dia 3 de agosto, no Peru.

Postado em: 4/8/2015