Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes de Medicina da Ufac ganham prêmio em humanização da saúde

Estudantes de Medicina da Ufac ganham prêmio em humanização da saúde

por Ascom02 publicado 30/04/2015 08h35, última modificação 30/04/2015 08h35
Projeto ‘PsiquiArte’ ocupou a 2ª posição entre 55 universidades, visando combater preconceito contra pessoas com doença mental

Entre os dias 17 e 21 de abril, estudantes do curso de Medicina representaram a Universidade Federal do Acre (Ufac) na 47ª Assembleia Geral da International Federation of Medical Students Association (IFMSA), realizada em Vila Velha, capital do Espirito Santo.

Durante o evento que reuniu mais de 200 estudantes de Medicina, o Comitê Local Ufac da IFMSA acabou premiado por desenvolver a segunda melhor atividade estudantil de humanização da saúde do país, ao apresentar o projeto “PsiquiArte”, desenvolvido em outubro do ano passado.

“Concorremos com projetos de 55 outras universidades do Brasil. Foi uma grande surpresa notar como, mesmo despretensiosamente, conseguimos impressionar ao tratar um tema que é alvo de tanto preconceito”, avalia a estudante do 5º período de Medicina, Thaiza da Silva.

O trabalho foi fruto de uma parceria do Comitê Local Ufac da IFMSA com o projeto Arte de Ser, que desenvolve atividades artísticas regulares desde 2009, com pacientes do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac). Durante três semanas, os estudantes mantiveram contato com os pacientes, propondo e participando da confecção de telas de pintura. O material foi exposto no hall da Biblioteca Central da Ufac durante uma semana.

“No último dia da exposição também realizamos um workshop com o psicólogo que coordena o projeto, o doutor Fabiano Carvalho. Disponibilizamos material para produção artística, simulando as oficinas que são desenvolvidas com os pacientes. Foi interessante notar como temos tantas amarras na hora de nos expressamos”, revela Kathiane Samara Padovani, também estudante do 5º período.

Estudante do 3º período, Mateus Reggiani destaca o desdobramento positivo da ação desenvolvida pelo grupo do IFMSA no Acre. “As ações do Comitê Local Ufac são independentes e vinculadas diretamente à IFMSA, mas a aproximação deu tão certo que o Arte de Ser vai ter uma participação como projeto de extensão da universidade neste ano. Esse exemplo acaba nos motivando a continuar com outros projetos, mas sem descartar a possibilidade de retomar uma boa ideia como essa”, comemora.

IFMSA-Brasil

A International Federation of Medicinal Students Association of Brazil (IFMSA-Brasil) é uma organização não governamental, apolítica, suprapartidária e sem fins lucrativos, formada por estudantes de Medicina de todo o Brasil. É filiada à International Federation of Medical Students Associations, entidade ligada à Organização das Nações Unidas e à Organização Mundial de Saúde, presente em mais de cem países. A IFMSA realiza intercâmbios nacionais, bem como campanhas e trabalhos voluntários em saúde pública, sexualidade, humanização e direitos humanos, inserindo seus estudantes num contexto de transformação global.

“Aqui no Estado, o Comitê Local Ufac realiza, por ano, de dez a 15 projetos de atendimento ao público. Essa não é a primeira vez que somos premiados em uma AG. Em 2011, nosso comitê ficou em primeiro lugar com o projeto de atendimento à penitenciária”, destaca Tomita Nicacio, estudante do 3º período de Medicina.

Postado em: 30/4/2015

(Ascom-Ufac)