Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes de Medicina da Ufac promovem vídeo-documentários para discutir sexualidade e identidade de gênero

por Ascom02 publicado 12/05/2015 14h57, última modificação 12/05/2015 14h57
A partir de uma série de entrevistas, a ação discute sexualidade, identidade de gênero e homofobia

O comitê local da International Federation of Medical Students Association of Brazil (IFMSA) formado por estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) lançou no início da tarde de hoje, 12, o projeto “Opção ou Orientação? Eis a questão!!!”. A ideia é discutir sexualidade e identidade de gênero por meio de entrevistas que serão editadas em formato de vídeo-documentário.

“Com o aumento constante dos casos de homofobia, a IFMSA Ufac resolveu promover um debate acerca do preconceito. Realizado na forma de entrevistas, os alunos de medicina questionam as pessoas se elas acham que um homossexual nasceu ou “virou” gay, além de outras perguntas sobre sexualidade, opção ou orientação sexual, conduta sexual, expressão e identidade de gênero.Visamos informar e com isso diminuir o preconceito”, justifica Mateus Reggiani, vice-presidente de assuntos exteriores do IFMSA Ufac e coordenador local do Standing Committee of Reproductive Health including Aids (SCORA) responsável pela produção do documentário.

A ação é dividida em duas etapas. Na primeira, iniciada hoje, os estudantes de Medicina percorrem os corredores da instituição gravando entrevistas com outros discentes (atividade que deve ser repetida com alunos da Uninorte). Previsto para o dia 30, o segundo momento será a discussão sobre homofobia a partir das entrevistas coletadas que serão exibidas em formato editado no Cineclube.

“É importante respeitar cada indivíduo como ele se apresenta, diminuindo os preconceitos e desconstruindo a imagem estereotipada dos homossexuais, bissexuais, transexuais e travestis”, explica Mateus.

IFMSA-Brasil

A International Federation of Medicinal Students Association of Brazil (IFMSA-Brasil) é uma organização não governamental, apolítica, suprapartidária e sem fins lucrativos, formada por estudantes de Medicina de todo o Brasil. É filiada à International Federation of Medical Students Associations, entidade ligada à Organização das Nações Unidas e à Organização Mundial de Saúde, presente em mais de cem países.

Além de intercâmbios nacionais, a IFMSA realiza campanhas e trabalhos voluntários em saúde pública, sexualidade, humanização e direitos humanos, inserindo seus estudantes num contexto de transformação global.

No Acre, o Comitê Local Ufac realiza de dez a 15 projetos de atendimento ao público por ano. Recentemente, o grupo foi premiado nacionalmente pelo projeto PsiquiArte desenvolvido com pacientes do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac)

Postado em: 12/5/2015