Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes do Parfor concluem atividades da 2ª etapa

Estudantes do Parfor concluem atividades da 2ª etapa

por Ascom-01 publicado 19/03/2015 22h58, última modificação 19/03/2015 22h58
Encerramento ocorreu nesta quarta-feira, 18, em Cruzeiro do Sul

Às 4h da manhã, a estudante de Pedagogia, Maria da Glória, alfabetizada aos 12 anos, acorda para deixar o café pronto e a casa arrumada para a família. Para chegar até ao campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), localizado em Cruzeiro do Sul, ela pega o ônibus que passa às 5h. Depois da travessia de balsa sobre o rio Juruá, que, segundo ela, “é demorada e estressante”, chega à Ufac, por volta das 7h15.

Moradora do município de Rodrigues Alves, Maria conseguiu formação mediante programas como Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Ela se orgulha em ser a primeira pessoa da família a conseguir frequentar um curso superior. Sua história e rotina assemelha-se a de quase 1.500 estudantes do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que acontece em municípios do Estado do Acre.

Em Cruzeiro do Sul, oito turmas estão em andamento e, nesta quarta-feira, 18, encerraram suas atividades da segunda etapa, já que o programa começou no segundo semestre de 2013, com término previsto para 2018. Para o coordenador local do Parfor, professor Mark Clark, é um grande desafio proporcionar formação a esses professores que, por muitas vezes, moram distante. “A universidade tem a intensão de expandir o programa”, disse. “Para isso, precisa de parcerias com o Estado e os municípios.”

A dificuldade também integra a rotina do acadêmico de Geografia e professor provisório da rede básica de ensino, Marcel Moreno. Ele conta que, para continuar o curso, muitos alunos economizam durante o período de vigência do contrato de trabalho com a Educação do Estado ou da prefeitura, que acontece nos meses de abril a dezembro, sendo que no período das aulas na Ufac, nenhum subsídio lhes é oferecido e despesas, como transporte, precisam ser arcadas por eles. “O Estado e o município nos cedem o ônibus, mas precisamos pagar o motorista e o combustível”, relatou.

Clark afirma que o programa fornece meios para amenizar a situação dos estudantes e que a Ufac está empenhada em encontrar formas de viabilizar recursos para esses acadêmicos. “Fornecemos xérox, alimentação do Restaurante Universitário e estamos viabilizando e lutando para conseguir bolsas para esses professores”, informou, enfatizando que as parcerias são fundamentais para isso.

A pró-reitora de Graduação em exercício, Aline Nicolli, ressaltou a importância dos cursos e dos estudantes para a instituição. Para Aline, a Ufac se orgulha em ver que os estudantes venceram as primeiras etapas desse programa. Ainda segundo ela, os alunos devem motivar uns aos outros para que, em breve, possam estar formados. “Que vocês se sintam estudantes dessa universidade, estudantes dessa casa e, que, em breve, possamos estar aqui comemorando o término dessa jornada”, disse.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, falou sobre a alegria de ver o quanto os estudantes estão batalhando pela sua formação e motivou-os a não desistir, apesar das dificuldades, tendo em vista que a universidade trabalha para fechar parcerias que possam beneficiá-los. “Só são vitoriosos aqueles que não desistem, os que aproveitam as oportunidades”, comentou.

Postada em: 19/3/2015