Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Evento discute questões ambientais

Evento discute questões ambientais

por Ascom-01 publicado 09/11/2015 21h10, última modificação 10/11/2015 07h08
10ª edição do Fórum MAP começa hoje, 9, às 19h30, no Teatro Universitário da Ufac

A iniciativa MAP — sigla utilizada para integrar as regiões de Madre de Dios (Peru), Acre (Brasil) e Pando (Bolívia) — promove a abertura do 10º Fórum MAP nesta segunda-feira, 9, às 19h30, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac). Com o tema “Novos caminhos para adaptação e resiliência a eventos climáticos extremos na região MAP” o evento pretende fortalecer e ampliar a integração entre os três países e gerar a “Carta Rio Branco”, com recomendações para os governos até o ano de 2030.

Fruto da articulação de diversos segmentos sociais e governamentais, a iniciativa MAP tem como objetivo principal a colaboração para a construção de soluções conjuntas para os problemas comuns da região da tríplice fronteira.

O 10º Fórum MAP acontece entre os dias 9 e 11 deste mês. Após a abertura (que contará com a presença de Jorge Viana e Marina Silva ministrando palestras inaugural e magistral, respectivamente), o horário do evento é de 8h a 18h nos dias 10 e 11, os quais estarão voltados às discussões de eixos estratégicos, nas mesas temáticas sobre: gestão de riscos; água, solo e floresta; economia e infraestrutura; planejamento regional; direitos humanos e ambientais.

Com relação à temática do evento, a diretora do Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac, Cristina Boaventura, esclarece que se faz necessário devido ao aumento da ocorrência de eventos extremos, tanto ambientais quanto sociais. “A iniciativa MAP é feita de pessoas que se juntam para desenvolver ações e buscar soluções para problemas que afetam essa região”, disse. “Grandes cheias, como a que tivemos em 2015, aconteciam de 50 em 50 anos e agora acontecem quase todo ano; temos que nos adaptar e criar resiliência contra eventos extremos.”

Postado em: 9/11/2015