Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Evento sobre tráfico de mulheres e violência sexual conta com participação da Ufac
conteúdo

Evento sobre tráfico de mulheres e violência sexual conta com participação da Ufac

por Ascom02 publicado 06/06/2013 20h24, última modificação 06/06/2013 20h24

A Universidade Federal do Acre (Ufac) participou do primeiro dia da oficina “Redefinindo paz: tráfico de mulheres e violência sexual — metodologia de educação popular feminista específica para trabalhar com mulheres e homens”, que acontece no Pinheiro Palace Hotel até sexta-feira, 7.

Representando a Ufac e o Núcleo de Estudos de Gênero da Amazônia, a produtora cultural, Fabiana Chaves, ministrou a palestra “Feminismo e as relações sociais de gênero”, que trata da busca das mulheres por direitos iguais.

Em sua explanação, Fabiana mencionou a falta de articulação feminina e esclareceu que o feminismo não é um movimento anti-homem, mas contra a estrutura social machista.

“Feminismo é a busca por direitos iguais para as mulheres. Machismo é a dominação do homem sobre a mulher. Os dois termos não são e nem podem ser análogos. É uma falsa simetria. É como reclamar de não haver dia da consciência branca. O machismo, por definição, é anti-mulher, contra direitos iguais, exalta a opressão. O machismo mata. O feminismo não é, nem nunca foi anti-homem”, declarou Fabiana.

A oficina segue até amanhã, com painéis sobre a questão racial, violência sexual, panorama local do tráfico de mulheres e outros temas.  O evento é promovido pela Associação Mulheres pela Paz e conta com a parceria de organizações locais, como o Governo do Estado, a Prefeitura de Rio Branco e a Ufac.