Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Exposições fotográficas abrem programação cultural do 9º Simpósio Linguagens e Identidades

por Ascom-01 publicado 23/10/2015 16h24, última modificação 23/10/2015 16h24

O 9º Simpósio Linguagens e Identidades da Universidade Federal do Acre (Ufac) será marcado por três exposições fotográficas: “Arte e ação: tecidos de identidade”, por Márcia Silva Pereira, da Universidad Nacional (Costa Rica); “Povo Apurinã: povo do Awiry” e “Abril indígena”, por Ana Patrícia Ferreira, do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin). O Simpósio acontece de 9 a 13 de novembro, no campus de Rio Branco da Ufac, com o tema “Línguas e Literaturas Indígenas”.

“Arte e ação: tecidos de identidade” é o resultado de um trabalho conjunto, realizado em 2013, entre o Programa Identidad Cultural, Arte y Tecnología (Icat), da Universidade Nacional da Costa Rica, e o Coletivo Con Voz Propia, de Totonicapán, Guatemala. Um coletivo formado na sua maioria por mulheres indígenas guatemaltecas que se uniram para promover, valorizar e dignificar a cultura maia através da arte, da cultura e da memória histórica. O objetivo da exposição é reivindicar o valor estético, simbólico e político dos “huipiles” como instrumento de identidade e autoafirmação.

“O único rosto que a Guatemala tem para apresentar ao mundo é o mesmo rosto que é massacrado permanentemente”, afirma Gladz Tzul, participante do coletivo. “Arte e ação” mostra o rosto destas mulheres que usam o traje no dia a dia, na luta por melhores condições de vida, na defesa das suas terras, tradições e soberania do modo que sabem fazer: através da arte de tecer a sua própria identidade.

Atrações culturais

Além das exposições fotográficas, o primeiro dia de simpósio terá ainda um lançamento coletivo de livros. Dentre eles, destaca-se o lançamento de “IIRSA: a serpente do capital”, de Daniel Iberê.

A primeira noite do Simpósio terá início com a exibição do curta “Awara Nane Putane”, dirigido por Sérgio de Carvalho. O evento se encerra com o espetáculo musical “Indocumentados”. O espetáculo, de criação coletiva, mescla diversas linguagens artísticas, como música, teatro, dança, literatura e performance, para retratar as pesquisas e reflexões sobre a temática escolhida. O espetáculo é uma realização do Grupo Aguadeiro.

A professora do Centro de Educação, Letras e Artes (Cela) e coordenadora do simpósio, Raquel Ishii, explica que a expectativa é grande para o início do simpósio. “Desde o inicio do ano, nós trabalhamos em função desse evento. O número de participantes, assim como a quantidade de trabalhos inscritos, ao longo de cada ano, tem ido além do que esperamos. Já temos excursões confirmadas de outras regiões do país. Com certeza esse simpósio será marcante, tanto pela qualidade dos trabalhos, como dos conferencistas convidados”, disse ela.

Inscrições

As inscrições estão abertas para ouvintes que desejam participar das conferências e mesas-redondas e sessões temáticas, até o próximo dia 30 de outubro. Já as inscrições em minicursos/oficinas ocorrerão no período de 26 a 30 de outubro. A carga horária total de cada minicurso/oficina é de 20 horas. A certificação ocorrerá mediante a participação de um mínimo de 75% de presença dos inscritos.

Os interessados em participar deverão se inscrever através do site www.simposioufac.com, por meio de formulário eletrônico. Estudantes, professores, técnico-administrativos e o público em geral podem realizar a inscrição sem custo algum.

Simpósio Linguagens e Identidades

Ao longo dos nove anos de sistemática realização do Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, foram criados espaços para debates e reflexões em torno das temáticas que envolvem a multiplicidade cultural amazônica, buscando consolidar uma rede integrada de estudiosos da/na região e articular organicamente ativistas de movimentos sociais, artistas, grupos indígenas, comunidades quilombolas e de agricultores e deslocados de toda parte, que se territorializam nessa região ou para ela voltam seus olhares.

Postado em: 23/10/2015

(Ascom-Simpósio Linguagens e Identidades)