Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Extrativismo é assunto confirmado na próxima Reunião da SBPC, afirma Helena Nader

por Ascom02 publicado 26/07/2014 18h57, última modificação 26/07/2014 18h57

A primeira edição da SBPC Extrativista, na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), superou as expectativas de público. O encerramento oficial aconteceu na tarde de sábado e contou com a participação do reitor da Universidade Federal do Acre, Minoru Kinpara, e da presidente da SBPC, Helena Nader.

Na ocasião, foi apresentada uma carta elaborada por representantes dos extrativistas com diversas propostas referentes ao evento. A principal delas pedia a incorporação da SBPC Extrativista na agenda oficial da SBPC. Como resposta ao pedido, Helena Nader garantiu que na próxima edição haverá duas conferências e duas mesas-redondas sobre o assunto, mas a incorporação definitiva do extrativismo não é possível por se tratar de um tema regional.

“Garanto, ainda, mediante assinatura dos extrativistas, apresentar esse documento a quem de direito. O levarei nos Ministérios de Meio Ambiente, da Saúde, da Educação, de Ciência e Tecnologia e à Secretaria de Política das Mulheres, para que todos possam tomar conhecimento. A SBPC é isso: uma interlocutora de diversos assuntos e do extrativismo também”, promete.

Para o reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, a instituição não será a mesma depois da SBPC. “Iremos incentivar uma rotina de discussão na universidade sobre o extrativismo. Estou muito contente com os debates que foram feitos e orgulhoso pelo esforço da organização feita pelos coordenadores, professores, técnicos e alunos”, declarou.

O coordenador da comissão organizadora, Tadeu Melo, agradeceu a presença da caravana de extrativistas vindos da Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex), dos pesquisadores, estudantes e comunidade em geral que participaram das atividades desenvolvidas durante a semana.

Presidente da Associação dos Moradores da Resex, Sebastião Nascimento de Aquino, considera que o evento foi uma aprendizagem. “Por ser a primeira vez, é um modelo a ser ajustado. Ainda assim, reconhecemos o esforço tanto no âmbito nacional como estadual para a realização do evento”, contou.

Postado em: 26/7/2014