Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Fapac divulga resultado do PPSUS

Fapac divulga resultado do PPSUS

por Ascom-01 publicado 19/07/2013 10h00, última modificação 19/07/2013 10h00

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac) torna público o resultado da seleção dos projetos submetidos ao Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS): gestão compartilhada em saúde. O programa incentiva financeiramente atividades de pesquisa para promoção do desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação da área de saúde, em temas prioritários para o Estado.

A chamada pública foi realizada pelo Governo do Acre entre os meses de Abril e Maio deste ano com intuito de aproximar os sistemas estaduais de saúde e ciência e tecnologia, além de mobilizar a comunidade acadêmica para desenvolver pesquisa em temáticas de saúde. Pesquisadores com titulação de doutorado ou mestrado, vinculados a universidades, institutos, centros ou fundações de pesquisa e desenvolvimento com sede no Acre puderam participar do edital, que teve 23 projetos apresentados, dos quais, 13 foram selecionados.

O programa disponibiliza R$ 800 mil para os projetos selecionados, que abrangem as seguintes linhas temáticas: doenças infecciosas, agravos não transmissíveis, carenciais e de causas externas; saúde da mulher; saúde mental; gestão de trabalho e educação na saúde; assistência farmacêutica; saúde das populações tradicionais da Amazônia e populações em situação de vulnerabilidade social.

A consultora técnica do PPSUS, Maria Augusta Carvalho, esteve no Acre representando o Ministério da Saúde e observou uma evolução nos projetos apresentados. “A qualidade dos projetos é satisfatória, esperamos que gerem resultados que reflitam em impacto positivo no sistema de saúde local”, afirmou.

No Acre, o projeto é realizado a partir da parceria entre Fapac, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Ministério da Saúde.  A lista de projetos selecionados pelo PPSUS está disponível no site da Fapac, mendiante endereço eletrônico: www.fapac.ac.gov.br/.

O que é o PPSUS?

PPSUS: gestão compartilhada em saúde é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde que prioriza a gestão compartilhada de ações, por meio da parceria entre instâncias estaduais de saúde, ciência e tecnologia. O objetivo primordial do programa é financiar pesquisas em temas de prioridade na área da saúde, que possam dar respostas aos principais problemas de saúde pública. O PPSUS é de grande relevância na produção do conhecimento e na construção de resultados que beneficiem as comunidades locais.