Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Feijões caupi e comum do Vale do Juruá ilustram pôster

Feijões caupi e comum do Vale do Juruá ilustram pôster

por Ascom-01 publicado 27/01/2014 15h38, última modificação 27/01/2014 15h38

Mais um produto do projeto “Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Agroecologia Acre” acaba de ser lançado neste mês. Trata-se do pôster “Feijões Caupi e Comum do Vale do Juruá”. Em novembro de 2013 já havia sido lançado o cartão-postal “Feijões ‘Crioulos’ do Vale do Juruá”.

Assim como no caso do cartão-postal, a distribuição do pôster será gratuita, com a intenção de divulgar a riqueza cultural e biológica da região, principalmente a produtores de feijão, comerciantes, instituições públicas e parceiros do projeto “CVT Agroecologia Acre”, o qual é coordenado pela professora Rosana C. dos Santos, do Instituto Federal do Acre (Ifac).

São parceiros desse projeto a Universidade Federal do Acre (Ufac); o Ifac; o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Acre (Embrapa-AC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo o coordenador dessa meta no projeto, Eduardo Mattar, professor do Centro Multidisciplinar (CMult) da Ufac, o Vale do Juruá possui alta diversidade de cultivares.  “Essa região possui uma das maiores diversidades de feijões conservados ‘in situ’ do Brasil. O termo ‘in situ’ se refere à conservação em campo, nas unidades de produção”, explicou. “No meu entendimento, tal diversidade é resultante do grande número de agricultores familiares, diversidade cultural e isolamento geográfico presentes na referida região”.

Informações sobre o pôster poderão ser obtidas em contato com o Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá, no campus Floresta da Ufac, ou no Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre, no Ifac. Mais informações podem ser vistas no site: http://www.ufac.br/agroecologia.

Clique aqui para baixar a versão digital em PDF do pôster “Feijões Caupi e Comum do Vale do Juruá”.

Postado em: 27/1/2014