Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Festival Pachamama fortalece parceria com Ufac

Festival Pachamama fortalece parceria com Ufac

por Ascom-01 publicado 04/11/2015 11h01, última modificação 04/11/2015 11h01
Atividades acontecem de 22 a 28 de novembro e incluem exibição de filmes e cursos na área de cinema

Na sua 6ª edição, o Festival Internacional Pachamama — Cinema de Fronteira procura se integrar cada vez mais com a Universidade Federal do Acre (Ufac). A parceria começou há três anos e conta com exibição de filmes, laboratórios e atividades de formação. A programação oficial do festival vai de 22 a 28 de novembro, mas as atividades na Ufac acontecem de 23 a 27 e incluem até três sessões de filmes por dia no anfiteatro Garibaldi Brasil.

A programação de filmes abrange a “Mostra Competitiva”, que reúne as obras mais importantes do festival. Uma das novidades deste ano é o “Juri Ufac”, composto por professores e técnicos da instituição que serão responsáveis por selecionar o melhor filme segundo opinião da universidade.

Além das exibições, a Ufac sedia três minicursos na área de cinema, que serão abertos a toda comunidade interessada. As inscrições serão abertas até o final desta semana. A parceria Pachamama e Ufac também oportuniza a inclusão de alunos no mercado de trabalho, por meio da seleção de alunos para estágio na área de produção cultural e imprensa.

Para o organizador e idealizador do festival, Sergio de Carvalho, a faculdade é um dos melhores locais para se difundir o audiovisual. “A gente vê as universidades, de maneira geral, como um centro de pensamento e o cinema que trata de tantos temas pode encontrar nas faculdades o lugar ideal para difundir o pensamento crítico sobre esses temas”, opina. A expectativa é que alunos, técnicos e professores sejam motivados a desenvolver pesquisas na área e ampliem suas perspectivas a respeito do audiovisual como objeto e meio de estudo, ensino e pesquisa.

Professora da Ufac e uma das colaboradoras do festival, Giselle Lucena acredita que a quebra de fronteiras proposta pelo Pachamama seja uma ponte importante para os participantes. “A programação envolve pessoas e filmes de várias partes do mundo. Também têm muitas rodas de conversa, palestra, oficinas. São atividades de formação que enriquecem muito o trabalho da academia e que são realmente muito positivas e preciosas”, diz.

Todas as atividades serão abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral. Para mais informações, acesse a página do Festival Internacional Pachamama no Facebook ou o site oficial: www.cinemadefronteira.com.br.

Postado em: 4/11/2015

(Assessoria-Festival Pachamama)