Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Fóruns sobre saúde começam na Ufac

Fóruns sobre saúde começam na Ufac

por Ascom02 publicado 20/09/2016 10h45, última modificação 20/09/2016 10h45

A saúde do trabalhador tematiza eventos realizados na Universidade Federal do Acre (Ufac), com início nesta terça-feira, 20, e término na sexta-feira, 23. Com a presença de autoridades locais e nacionais, a programação do 13º Fórum Internacional em Saúde e do 5º Fórum de Saúde Coletiva do Estado do Acre foi aberta durante a manhã, reunindo grande público.

Por ano, o Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho apenas entre trabalhadores com carteira assinada. O dado, lembrado pelo consultor do Ministério da Saúde, Roque Manuel Perusso Veiga, coloca o país em situação desconfortável, atrás apenas de China, Índia e Indonésia, e acende o alerta para a necessidade urgente de discutir o assunto. “Precisamos construir ambientes de trabalho decentes; fazer vigilância e prevenção”, disse Perusso. “Isso perpassa pela proposição de políticas públicas.”

Em três dias de programação, o evento levanta temas como: “Políticas públicas em saúde e segurança do trabalhador”; “Implantação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador”; “Saúde mental no trabalho”; “Seguro contra os acidentes de trabalho no Brasil”; “O trabalho de jovens e as implicações no sono e na saúde”; “Assédio moral”; “Estresse”, entre outros.

“Na universidade, por exemplo, há uma questão séria, que é a do produtivismo no trabalho acadêmico, o que tem gerado um grande grau de estresse na comunidade, especialmente entre professores e alunos. Isso é grave e é um dos nossos temas também”, lembrou o coordenador-geral do evento, Creso Machado Lopes, referindo-se à mesa-redonda da professora Janete Luzia Leite, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), marcada para 16h50 de hoje.

Os fóruns registram a inscrição de 1.268 participantes e a exposição de 80 banners. Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, o sucesso do evento é fruto de um trabalho coletivo e permanente. “Esse é um evento que já faz parte do calendário da universidade, com ou sem crise; está consolidado e por isso funciona tão bem”, destacou. “Tenho certeza que esse não será apenas mais um fórum; será um fórum propositivo com implicações para todos os segmentos, já que estamos tratando de saúde do trabalhador.”

Participaram, ainda, da mesa de honra da solenidade de abertura, a vice-reitora da Ufac, Guida Aquino; o diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Estado, João Paulo Silva; o professor Fábio Augusto Gomes, representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa; Luiz Machado, do Conselho Nacional de Saúde; e a gerente do Centro de Referência  do Trabalhador no Estado do Acre, Disneide da Silva.

A mesa redonda de abertura foi sobre “Política internacional e nacional sobre saúde e segurança no trabalho” e contou com a participação do conselheiro do Ministério da Saúde, Roque Perusso, e da professora da Universidade de São Paulo (USP), Frida Fisher. Os trabalhos foram mediados pelo professor da Ufac Manoel Coracy Saboya.

Postado em: 20/9/2016