Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Gavião-carijó desperta a curiosidade de alunos e visitantes da Ufac

Gavião-carijó desperta a curiosidade de alunos e visitantes da Ufac

por Ascom02 publicado 20/08/2013 10h05, última modificação 20/08/2013 10h05

Uma ave de rapina muito comum, encontrada em diferentes ambientes de todo o Brasil, o gavião-carijó (Ruponis Magnirostris), da família acipitrídeos, compõe, também, a fauna do campus sede da Universidade Federal do Acre (Ufac), onde é possível perceber um número grande de aves de diferentes espécies.

O pesquisador e coordenador do Laboratório de Ornitologia da Ufac, Edson Guilherme, após estudo realizado em 2001, chegou a um número de 150 espécies no Campus Rio Branco. “Pode haver um número maior de espécies atualmente”, afirmou.

Com incidência do México à Argentina, a ave de rapina, também conhecida como gavião-carijó, gavião-pega-pinto e gavião-pinhé, é encontrada em todas as regiões do Brasil, visto comumente à beira de estradas e rios da Amazônia. Alimenta-se de pequenos artrópodes (borboletas, besouros, gafanhotos), répteis (lagartos e cobras) e roedores.

Alto nível na cadeia alimentar, a ave é indispensável no equilíbrio da fauna, controlando a superpopulação de roedores e aves pequenas. De acordo com o pesquisador, a espécie é muito conhecida dos colonos, ribeirinhos e sitiantes, por sua presença nos arredores dos terreiros onde se criam galinhas.

Postado em: 20/8/2013