Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Grupo “Nóis da Casa” da Ufac reapresenta espetáculo de dança “Origens”

Grupo “Nóis da Casa” da Ufac reapresenta espetáculo de dança “Origens”

por Ascom02 publicado 03/04/2013 07h37, última modificação 03/04/2013 07h37
Coreografias foram inspiradas em obras do artista plástico Hélio Melo

O grupo de teatro “Nóis da Casa”, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (Ufac), realiza reapresentação do espetáculo de dança Origens: uma homenagem a Hélio Melo, no Teatro Plácido de Castro, de 12 a 14 e de 19 a 21 de abril, às 20h.

As obras do artista plástico Hélio Melo, que viveu maior parte de sua vida no Acre, serviram de inspiração para a montagem desse espetáculo. São pinturas que retratam o modo de vida do homem dos seringais e da floresta, bem como sua consequente expulsão das colocações pelo advento da pecuária no Estado, no final dos anos 70 e início dos anos 80. A intenção do grupo “Nóis da Casa”, sob a coordenação da professora Valeska Alvim, foi a de expressar, na dança, a simplicidade, as cores, as emoções, os conflitos e os dramas retratados nas pinturas de Hélio Melo.

“Nóis da Casa” é um projeto de extensão do curso de Artes Cênicas da Ufac. Constitui-se num espaço de formação experimental cênica com o objetivo de formar multiplicadores do conhecimento e do fazer artístico. É composto por universitários e por pessoas da comunidade que têm interesse no estudo do teatro. Fundado em 2009 e, portanto, com três anos de atividades, o grupo inicia um novo trabalho, envolvendo, nesta fase, a linguagem da dança.

Criado em 2006 pela Ufac, o curso de Artes Cênicas, com licenciatura em Teatro, é resultado de uma reivindicação antiga da classe artística do Estado do Acre. Entre seus objetivos, estão o diálogo com a comunidade, a busca de inovações e a consolidação de um ensino de qualidade, voltado para uma visão cultural em permanente transformação.

Como programação integrada ao espetáculo Origens, o público encontrará a instalação cenográfica Véspera de casamento no seringal, projeto coordenado pela professora de cenografia Gisela Brugnara, também de Artes Cênicas da Ufac.