Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Grupo de projeto de cooperação entre UFSCar e Ufac realiza exposição fotográfica

por Ascom02 publicado 11/04/2013 14h40, última modificação 11/04/2013 14h54
Mostra ainda conta com palestra de pesquisadora da língua apurinã

O Núcleo de Estudos, Trabalho, Sociedade e Comunidade (Nuestra), do Departamento de Psicologia(DPsi), e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped), do Departamento de Sociologia(DS), em parceria com o Conselho de Missões entre Índios (Comin), Conselho Indigenista Missionário(Cimi), Federação do Povo Huni Kui do Acre (FEPHAC) e Universidade Federal do Acre (Ufac) realizam e convidam toda a comunidade a visitar a exposição fotográfica intitulada “Abril Indígena”, que acontece até 30 de abril no primeiro piso da Biblioteca Comunitária (BCo)

Esse evento é um dos resultados de um projeto de cooperação acadêmica realizado entre o Programa de Pós-Graduação de Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o curso de mestrado em Desenvolvimento Regional da Ufac, propiciado pelo projeto “Processos de territorialização de identidades sociais”, no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (ProCAd) da Capes.

A exposição apresenta fotografias realizadas pela pesquisadora e mestranda da Ufac Patrícia Ferreira, que estuda a língua apurinã e convive com outras comunidades que habitam a região da Amazônia Ocidental, dentre elas: Jamamadi, Machinery, Huni Kui, Apolina-Arara, Nukini, Nawa e Jaminawa. O objetivo dessa mostra é apresentar e discutir com a comunidade acadêmica a situação dessas populações que lutam para ver garantido o direito constitucional à saúde, educação e demarcação de suas terras. Para tanto, o Nuestra e o Neped receberão, no dia 23 de abril, às 14 horas, a própria Patrícia Ferreira para uma conversa com alunos, professores e demais interessados no tema. Tanto a exposição fotográfica quanto a palestra serão realizadas no interior da BCo.

Até o dia 30 de abril, acontece no piso dois da BCo, também com o mesmo tema, a exposição “Crianças Indígenas”, que visa mostrar por fotografias as relações e o cotidiano de crianças indígenas brasileiras. Ambas as mostras visam as comemorações do Dia do Índio (19 de abril) e podem ser visitadas das 8 às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 14h, aos sábados, no município de São Carlos-SP. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8747.

Fonte: Ascom/UFSCar, com adaptações.