Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Guida Aquino debate com senador Aníbal Diniz interiorização dos cursos da Ufac
conteúdo

Guida Aquino debate com senador Aníbal Diniz interiorização dos cursos da Ufac

por Ascom02 publicado 25/03/2013 11h00, última modificação 25/03/2013 12h42

A reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, recebeu hoje pela manhã, 23, o senador da república Aníbal Diniz (PT) e o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PR). O senador veio conhecer e discutir o processo de interiorização por que a Ufac passa e disponibilizar o seu gabinete para ajudar na consolidação dos campi de Taraucá e Feijó, bem como de Sena Madureira e Brasileia.

Depois de tomar conhecimento do plano estratégico de interiorização da Ufac, o senador Aníbal Diniz mostrou-se disposto a estabelecer, em Brasília, o apoio que se fizer necessário na interlocução com o governo federal “No que diz respeito à reunião de esforços e recursos necessários para viabilizar este importante passo para o nosso Estado", ressaltou.

Guida Aquino salienta que o processo de interiorização da Ufac só é possível mediante parcerias com o Estado, municípios e a bancada federal. Atualmente, a Ufac participa da formação de mais de 90% dos professores do Acre. “A construção de um campus no interior é de extrema importância para a geração de ciência e tecnologia, mas também porque garante maior movimentação econômica e social”, destacou a reitora.

Interiorização

A interiorização da Ufac foi iniciada em meados da década de 70. De lá para cá foram instituídos núcleos permanentes em Brasileia, Xapuri e Cruzeiro do Sul, que ao longo dos anos formaram mais de mil profissionais.

Este ano, o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, assinou ordem de serviço para construção do campus de Brasileia, intitulado Campus Fronteira do Alto Acre. Serão construídas salas de aula e salas para serviço administrativo, em aproximadamente 1.500 metros quadrados. A obra está orçada em mais de R$ 1,7 milhão, verba proveniente de emendas parlamentares do deputado federal Sibá Machado (PT-AC).

A meta da Ufac é estruturar todas as regionais, consolidando os campi de Sena Madureira, Feijó e Tarauacá.