Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > I Semana de Matemática na Ufac
conteúdo

I Semana de Matemática na Ufac

por petrolitano publicado 18/10/2011 13h05, última modificação 19/10/2011 10h13
Teve início na tarde desta segunda-feira, 17, no Anfiteatro Garilbadi Brasil, a I Semana de Matemática com o tema Os 40 anos do curso de matemática.

Com quarenta anos de estrada, o curso de matemática da Universidade Federal do Acre (Ufac), promove a I Semana de Matemática para discutir, propor, fomentar e apresentar novas ideias para aplicação da ciência.  Dezenas de acadêmicos participaram da abertura, que aconteceu na tarde da última segunda-feira, 17, no anfiteatro Garibaldi Brasil.

Segundo o coordenador do curso de Matemática e também coordenador da semana, doutor José Ronaldo Melo, o evento já supera as expectativas. Quase todas as oficinas estão com o número de inscrições preenchidas.

“Estamos com os mini-cursos e oficinas quase todas preenchidas e esperamos que os alunos aproveitem o máximo dessa oportunidade. Teremos apresentações de trabalhos, muitos voltados para área da Pedagogia. Como usar a matemática na Pedagogia como forma de atrair os alunos para sala de aula” disse.

Um exemplo disso é o trabalho que Jeffson Fontenelle, acadêmico do 6º período ele apresentará o trabalho intitulado “A Etnomatemática Aplicada na Educação Matemática “Muitos alunos nos questionam para que estudar matemática. Alguns já me disseram que é besteira. E foi o que me incentivou a apresentar este trabalho. Mostrar como essa ciência está relacionada no nosso dia-a-dia. Mais do que imaginamos”.

O evento conta com participação de professores, palestrantes e apoiadores de várias instituições como Universidade de Campinas(Unicamp), Instituto Federal do Acre (Ufac), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Colégio de Aplicação(CAP-Ufac) e University of London.

Para o secretário de Educação, ações como a Semana de Matemática ajuda na formação de educadores e confirma a escolha dos acadêmicos para área.

“A matemática é uma das áreas mais carentes para o estado, se tratando de Há um déficit, uma carência muito grande em professores nas áreas de física, química, matemática e língua Estrangeira com habilitação com inglesa. Apesar de todos os esforços da Ufac e Ifac na formação desses profissionais, a quantidade de egressos dessas áreas ainda é pequena e não tem abastecido a necessidade da rede estadual ou das redes  municipais de educação básica”, desabafa.

Se você tem interesse na área de exatas e deseja conhecer um pouco mais dessa ciência, acesse o blog da I Semana de Matemática, lá você terá acesso a toda a programação, palestras, mini-cursos e informações complementares. Clique aqui