Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > I Seminário de Linguagens e Culturas Indígenas será realizado na Ufac
conteúdo

I Seminário de Linguagens e Culturas Indígenas será realizado na Ufac

por Ascom02 publicado 22/07/2016 12h20, última modificação 25/07/2016 11h03

De 29 a 31 de agosto deste ano, será realizado no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), de Rio Branco, o I Seminário de Linguagens e Culturas Indígenas.

O evento tem como objetivo refletir sobre a necessidade de não dicotomizar as relações entre língua e literatura e ainda discutir sobre as culturas e os modos de vidas de distintos povos indígenas.

De acordo com a coordenadora do evento, Ana Patrícia Ferreira, do Conselho de Missões entre povos indígenas do Acre (COMIN-AC), o seminário é um desdobramento do tema “Línguas e Literaturas Indígenas”, abordado no IX Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, ocorrido ano passado.

“Este ano decidimos ampliar o debate de línguas e literaturas em torno das linguagens e culturas, sem perder de vista a relação com as identidades e luta política dos povos indígenas por reconhecimento e demarcação de suas terras”, destaca Patrícia.

A coordenadora explica ainda, que a programação busca enfatizar o protagonismo das mulheres de diferentes povos em diferentes campos como a literatura, o cinema e as artes plásticas.

Inscrição

O evento é aberto ao público em geral e as inscrições já estão abertas. Para se inscrever é necessário acessar a página e fazer a inscrição através do endereço eletrônico:  https://goo.gl/opnwDB.

Atividades

A programação inclui: exposições de cerâmicas, oficinas, mesas redondas, conferencias e apresentações musicais. A artista plástica Narubia Werreria, a escritora Eliane Potiguara, e os artistas do MAHKU são alguns dos convidados.

A iniciativa é uma realização da Ufac, por meio do programa de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Identidade e do Programa de Extensão Escambos Culturais: Linguagens artísticas, saberes acadêmicos e não acadêmicos, em parceria com o COMIN-AC.

ASCOM/GPHCLIM

Publicado em: 22/7/2016