Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > II Colóquio de Religiões e Campos Simbólicos na Amazônia Brasileira, Peruana e Boliviana
conteúdo

II Colóquio de Religiões e Campos Simbólicos na Amazônia Brasileira, Peruana e Boliviana

por Ascom02 publicado 14/09/2015 14h00, última modificação 15/09/2015 09h48

Folder

GT 01

MOVIMENTOS SOCIAIS, LUTAS, RESISTÊNCIAS E A CONTRIBUIÇÃO DA IGREJA NA FORMAÇÃO DOS SINDICATOS NO VALE DO RIO ACRE.

Ministrante: Sandra Teresa Cadiolli Basílio

Doutora

Curriculum Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9624610792035479

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo tratar dos movimentos sociais ocorridos nas décadas de 1970 e 1980 no vale do Acre. A resistência de seringueiros, colonos e indígenas teve a contribuição da igreja Católica fomentando políticas e ao mesmo tempo dando guarida aos extratores ameaçados e vulneráveis aos fazendeiros e pistoleiros.

 

GT 02

O SANTO DAIME NO IMAGINÁRIO MIDIÁTICO DOS GAÚCHOS.

Ministrante: Alexandre Dresch Bandeira

Doutorando

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2900867011772624

Resumo: Nossa proposta de trabalho tem o propósito de inferir como a mídia divulga o Santo Daime e o chá ayahuasca, feito de cipó e ervas amazônicas, nos documentários e reportagens noticiosas, divulgadas aqui no sul do Brasil, e saber como as pessoas entendem e percebem o Santo Daime. Este tema teve o seu ponto culminante de divulgação atrelado ao caso de assassinato do cartunista Glauco Villas Boas e de seu filho Raoni no dia 12 de março de 2010. O assassino, Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, era frequentador da Igreja Céu de Maria, fundada e dirigida pelo cartunista falecido. Para entender como este processo de produção jornalística transfere ao grande público informações ineficientes, temerosas, preconceituosas, com advertências e insinuações alarmantes, achamos por bem ouvir a recepção, ou seja, o que as pessoas conhecem sobre o assunto e seu posicionamento sobre a religião do Santo Daime e o uso do chá nas cerimônias. Preliminarmente, observou-se que as pessoas que entrevistamos aqui em Porto alegre conheciam o Santo Daime e o chá ayahuasca através do caso Glauco, e a grande maioria repetiu as informações midiatizadas pela televisão e suas reportagens postadas no youtube. Assistindo algumas reportagens sobre o tema, percebemos também, um distanciamento entre a intenção de mostrar o lado religioso, apelando para a exploração de assuntos polêmicos tais como o psicodélico, esquizofrênico e riscos terapêuticos direcionados para um condicionamento de medo e preconceito, deixando quem assiste aos vídeos e reportagens sem nenhuma definição esclarecedora, conduzindo para uma posição tendenciosa sobre o Santo Daime.

Nossa intenção como pesquisadores de mídia e religião, além de entender este processo da midiatização da religião do Santo Daime noutra região do país, é pesquisar sua origem instituída pelos indígenas e a sua apropriação pelo Santo Daime, transformando-se num sincretismo religioso e simbólico, sem deixar de lado a análise do imaginário, tanto para os praticantes como para os não iniciados.

 

GT 03

BENEFÍCIOS A SAÚDE OCASIONADOS PELA INGESTÃO DA AYAHUASCA: CONTEXTO SOCIAL E AÇÃO NEUROPSICOLÓGICA, FISIOIMUNOLÓGICA, MICROBIOLÓGICA E PARASITÁRIA

Ministrante: Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti

Doutorado

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9039045470818040

Resumo: A ayahuasca é uma bebida obtida da combinação de duas plantas Banisteriopsis caapi (mariri) ePsychotria viridis (chacrona) por meio de decocção, e além desse chá ser considerado inofensivo à saúde humana em vários estudos científicos, traz diversos benefícios aos seus usuários. O presente estudo objetivou realizar uma revisão bibliográfica descrevendo os benefícios à saúde humana ocasionada pela ingestão da mesma, sendo apontada como um instrumento promissor para o tratamento de diversas enfermidades e dependências químicas, sendo constatado que a mesma traz benefícios para seus usuários no contexto social e em sua ação neuropsicológica, fisioimunológica, microbiológica e parasitária.

 

GT 04

PRODUTIVIDADE LEXICAL: NEOLOGIA NO VOCABULÁRIO DE ALGUMAS COMUNIDADES RELIGIOSAS QUE CONSAGRAM A AYAHUASCA

Ministrante: Sandra Mara Souza de Oliveira Silva

Curriculum Lattes http://lattes.cnpq.br/2066219871723851

 

Resumo: Objetiva-se apresentar, neste colóquio, o projeto de pesquisa Produtividade lexical: neologia no vocabulário de algumas comunidades religiosas que consagram a Ayahuasca, o qual está vinculado ao curso de mestrado em letras linguagem e identidade. Neste projeto de pesquisa propõe-se analisar a língua através da fala dos membros das comunidades ayahuasqueiras com o objetivo precípuo de identificar a sistematicidade de renovação lexical, observando a língua em funcionamento. Numa acepção de análise e descrição linguística sob o prisma da lexicologia; fundamentada, a priori, em Biderman (2001) e Rio-Torto (2006). A justificativa dessa abordagem se dá ao fato das comunidades religiosas que fazem uso da Ayahuasca no contexto urbano, assim como no contexto tribal terem sido e serem espaços de intensos intercâmbios culturais que culminaram e culminam em hibridizações culturais relevantes para estudo da formação de identidades. Neste contexto de observação da dinâmica de renovação lexical, (neologismo), ressalta-se a relevância das relações linguagem/comunicação; língua/fala; léxico/gramática que envolve as linguagens escrita e falada no que tange à expansão do vocabulário de cada comunidade no que tange à construção do conhecimento. Cabe ressaltar, ainda, que esta pesquisa situa-se em fase de revisão bibliográfica.

 

GT 05

A CONTRIBUIÇÃO CEARENSE NA TOPONÍMIA ACRIANA: UM OLHAR ACERCA DA RELIGIOSIDADE

Ministrante: Mayra Raelly da Costa Silva Saar

Mestranda

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4411796007085163

A contribuição cearense na toponímia acriana: um olhar acerca da religiosidade, consiste num projeto de dissertação de mestrado ainda em andamento, tendo como objetivo principal verificar de que forma a religiosidade cearense está refletida nos nomes dos espaços geográficos acrianos, bem como inventariar e analisar os topônimos de origem cearense e evidenciar a religiosidade cearense como contribuidora da formação da fé acriana. Ressalta-se que, a escolha pelos cearenses não é aleatória, uma vez que, estes contribuíram enormemente para a formação história e demográfica do Acre, migrando para a região,principalmente, nos períodos áureos da extração da borracha. Tomando como base para o estudo toponímico as definições e metodologia utilizadas por Dick (1986 e 1990) e Andrade (2010) e acerca da religiosidade os estudos de Assis (2012), Eliade (2008) e Canclini (2008), busca-se compreender o homem enquanto sujeito híbrido,bem como a fé enquanto necessidade de sobrevivência, através dos nomes dos espaços geográficos. Sabe-se que os migrantes cearenses, longe de sua terra e de seus padroeiros acabaram ressignificando suas vidas e fé, transportando crenças e recriando novos padroeiros ainda hoje cultuados no Acre (ASSIS, 2012). Utilizando-se do método de estudo onomástico, serão coletados todos os topônimos de colocações, ramais e seringais, com destaque para os hierotopônimos, topônimos referentes aos nomes sagrados, buscando identificar a motivação que gerou o nome. Após a coleta, os topônimos serão registrados em Ficha lexicográfica toponímica adaptada do modelo utilizado no ATB – Atlas Toponímico do Brasil, constando: Topônimo, Etimologia, Taxionomia, Estrutura morfológica, Informações enciclopédicas, Fontes, Pesquisadora, Revisor, Data da coleta. Destaca-se assim que, estudar um nome extrapola o manusear de fatores que o identificam ou que influenciam sua escolha, um estudo toponímico resulta em revelar a própria identidade de uma comunidade, desvendando fatos que marcaram uma época, crenças, costumes e cultura, os quais encontram-se refletidos no ato de batismo, consiste, pois, em revelar a história de um povo.

 

GT 06

A ANGUSTIA EXISTENCIAL E A AUSÊNCIA DE DEUS NA ESCRITURA DE MARGUERITE  DURAS

Ministrante: Julia Ferreira

RESUMO: O objetivo da comunicação é de se fazer uma reflexão crítica sobre a ausência de Deus na escrita de Marguerite Duras. Percebemos que na falta de algo “indescritível”, que acontece na vida íntima das heroínas durassianas, a busca de Deus se faz na tentativa de amenizar o sofrimento interior. Podemos traduzir o “indescritível” em: a dor, a morte, o presente e o passado, a razão e a loucura, temas oximoros por excelência, que encontramos no conjunto das obras de Duras. Neste sentido, na tentativa de encontrar uma razão para o absurdo da vida humana ou no amor absoluto, Deus se faz ausente e distante do mundo. Assim, nas narrativas da escritora, Ele simboliza o caos, a desordem do mundo contemporâneo, enfim um Todo-Poderoso que abandona e que se encontra completamente indiferente ao sofrimento humano. Enfim, a razão humana tenta encontrar uma justificativa e um significado para a ausência de Deus, mas ela não o encontra. A vontade de entender o Vazio interior, causado pelo sofrimento, gera revolta e finalmente a fúria contra Deus.

 

 

 

GT 07

ENTRE O RELIGIOSO E O LAICO: AS LITURGIAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO ESTADO DO ACRE

Ministrante: Nick Smaylle da Luz Moreira

Graduado em Direito

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/7247351823163709

 

 

RESUMO: Atualmente no Brasil, a ocorrência do fenômeno religioso é perceptível através da manifestação de crenças de diversas religiões, seja no âmbito privado ou público, além disso, no paradigma jurídico, tem o Estado a missão de garantir e assegurar o direito à liberdade religiosa e de consciência, no mesmo prisma que, manter-se neutro em matéria de religião, por conta de sua natureza laica. A cidade de Rio Branco tem feitojus ao pluralismo religioso apresentado, que entre os variados campos simbólicos de manifestação do sagrado na capital, tem verificado recentemente a realização destacada de ritos religiosos no núcleo de Instituições públicas, como exemplo, os cultos evangélicos na Assembleia Legislativa e as missas católicas no Ministério Público. Por conta desse dilema, discursos conflitivos entre os pressupostos da laicidade e da confessionalidade num Estado Republicano tem se tornado comum na impressa jornalística, na esfera jurídica e campo acadêmico. Compreender as liturgias retrocitadas, a função democrática das instituições públicas, assim como, a relação litigiosa dada no caso supramencionado entre os princípios constitucionais da laicidade e da liberdade religiosa é o objetivo desse Grupo de Trabalho (GT), para assim, fomentar o conhecimento das práticas religiosas em questão, da legislação atual sobre o tema e a construção de diálogos harmoniosos entre os atores que fazem dessas manifestações excepcionais no Estado do Acre.

 

 

 

 

 

 

 

GT 08

A DOUTRINA RELIGIOSA DO SANTO DAIME: MESTRE RAIMUNDO IRINEU SERRA E PADRINHO SEBASTIÃO MOTA DE MELO.

Ministrante: Maurílio Reis, Luiza Cristina Schneider, Rodrigo Monteiro de Carvalho

Resumo: objetiva-se apresentar, neste colóquio, um panorama sobre a origem e historia da doutrina religiosa do santo daime. Religião que se originou em meados da década de 30 do século XX em Rio Branco, no Acre. Uma de suas singularidades que afaste e atrai olhares esta no uso realizando da ayuashusca, bebida milenarmente utilizada por indígenas da Amazônia nossa comunicação propõe expor os momentos principais da formação desse culto realizados uma breve biografia de mestre Irineu e do padrinho Sebastião, alem das dimensões que vem alcançando em nível ( Nacional e internacional)

 

GT 09

TURISMO E DEVOÇÃO POPULAR

Ministrante: Rachel Dourado da Silva

Mestra

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2740009228507242

Resumo: O turismo bem sendo amplamente estudado com intenção de conhecer os impactos positivos e negativos causados pelos constantes movimentos dos sujeitos. A atividade essencialmente humana é motivada por inúmeros interesses que vão do mero prazer às necessidades de ampliação do conhecimento do mundo. A devoção popular provoca esse descolamento e segundo conceito de turismo da Organização Mundial de Turismo (OMT), os deslocamentos em que sujeitos permanecem tempo igual ou superior a 24 horas fora do local de residência é turismo. Esta proposta tem como objetivo as discussão sobre turismo e devoção popular, considerando a dinâmica territorial da Amazônia e o contexto devocional na organização espacial dos povos da floresta, bem como provocar debate a cerca das dinâmicas dos espaços sagrados na Amazônia.

GT 10

DIÁLOGOS SOLIDÁRIOS NA TI/FRONTEIRA AMAZÔNICA: TRADIÇÕES ORAIS, FICÇÃO, CULTURA E OUTRA E OUTRAS MANIFESTAÇÕES SIMBÓLICAS

Ministrante: Simone de Souza Lima

Doutora

 

Resumo: O GT agrega trabalhos que reflitam sobre as culturas, literaturas e outros bens simbólicos panamazônicos desenvolvidos em regiões de tradição oral (Amazônia brasileira, boliviana, peruana). Os trabalhos devem destacar os trânsitos de culturas, literaturas, línguas e outros bens simbólicos verificados nas passagens entre as Amazônias brasileira, peruana e boliviana, procurando ver nelas as significativas relações de simetria/assimetria no jogo simbólico que se apresentam na forma de diálogos/culturais. Ainda no campo do diálogo entre culturas, línguas e bens simbólicos (entre eles os diferentes aspectos das religiosidades), trabalharemos as culturas e literaturas haitianas, africanas e caribenhas oriundas dos deslocamentos desses sujeitos pela Amazônia – que no Brasil formam uma população flutuante ( e marginal) em busca de sobrevivência. Enfrentando adversidades variadas, procuraremos verificar como esses sujeitos estabelecem trocas e negociações nos planos simbólico/culturais no novo espaço que passam a habitar (o Brasil) – e como nos, brasileiros, recepcionamos e somos por eles influenciados.