Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Imunologia é tema de apresentação de pôsteres e gibis

Imunologia é tema de apresentação de pôsteres e gibis

por Ascom02 publicado 03/05/2016 15h12, última modificação 03/05/2016 15h12

Uma mostra de gibis e apresentação de pôsteres marcou a realização da 1ª Desmistificando a Imunologia, um evento protagonizado por estudantes dos cursos de Medicina e Nutrição da Universidade Federal do Acre (Ufac), no último sábado, 30. Ao todo, foram apresentados 18 publicações em quadrinhos e pôsteres.

Coordenado pelo professor do Centro de Ciências da Saúde e do Deporto, Miguel Junior Sordi Bortolini, o evento visava à exposição de trabalhos de pesquisas ligados às disciplinas de Imunologia e Imunologia Básica, ministradas em sala de aula aos discentes.

“A ideia é se apropriar de uma linguagem diferente, especialmente a dos quadrinhos, para tratar do tema imunologia, que sempre foi um bicho de sete cabeças. O resultado foi superpositivo, uma vez que foi possível observar que os alunos realmente compreenderam a disciplina”, avaliou o coordenador do projeto.

Todos os estudantes foram avaliados por, pelo menos, dois professores, que observaram critérios como leiaute do painel, clareza e objetividade no objetivo da pesquisa e na apresentação oral, facilitação da compreensão (pôsteres) e criatividade, ritmo visual, uso adequado de balões, interação entre as linguagens visuais e verbais, adequação da linguagem ao público-alvo (gibis).

Os trabalhos dos alunos de Medicina envolveram os seguintes temas: “Vacinas do HPV são eficientes?”; “Vacinação de crianças e adultos: diferenças imunológicas entre os tipos de vacinas”; “Vacinação de idosos, imunossuprimidos e imunocompromissados: diferenças imunológicas entre os tipos de vacinas”; “Alergias medicamentosas”; “Transplante renal e sistema imune”; “Aids e sistema imune: foco em tratamentos adjuvantes”; “Transplantes: foco em fármacos imunossupressores”; “Artrite reumatoide: tratamentos não farmacológicos”; “Imunologia e câncer: foco na prevenção”; “Anticorpos monoclonais: funções laboratoriais e farmacológicas” e “Transfusão de plaquetas e sistema imunológico”.

Entre os estudantes de Nutrição, foram apresentados temas como a “Importância da vitamina D para o sistema imune”; “Desnutrição e sistema imune”; “Excesso de alimentos e sistema imune”; “Alergias alimentares”; “Deficiência de ferro e sistema imune”; “Câncer, sistema imune e dieta anticâncer”; “Sistema imune, alimentos e microbiota”; “Deficiência de ferro e sistema imune”; “Probióticos e sistema imune”; “Doença celíaca e nutrição” e “Óleo de cártamo e de coco e sua relação com sistema imunológico”.

Postado em: 3/5/2016