Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Iniciativa MAP divulgará ‘Declaração de Rio Branco’
conteúdo

Iniciativa MAP divulgará ‘Declaração de Rio Branco’

por Ascom02 publicado 27/11/2015 15h24, última modificação 27/11/2015 15h24

A Iniciativa MAP (Madre de Dios-Peru, Acre-Brasil e Pando-Bolívia), fruto da articulação de diversos segmentos sociais e governamentais dos três países e que tem como objetivo principal a colaboração para a construção de soluções conjuntas para os problemas comuns da região tri-nacional, promoveu, entre os dias 9 e 11 de novembro, no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, o 10º Fórum MAP.

O tema principal do fórum foi a discussão de “Novos caminhos para adaptação e resiliência a eventos climáticos extremos na região MAP” e contou com a participação de, aproximadamente, 500 pessoas do Brasil, da Bolívia, do Peru, do Chile, da Argentina, dos Estados Unidos e da Alemanha. Estiveram presentes representantes de 54 instituições públicas e privadas ligadas a setores ambientais, sociais, educacionais e econômicos, em sua maioria baseadas na região tri-nacional.

A abertura do evento, realizada na noite do dia 9, contou com palestra inaugural do senador Jorge Viana (PT-AC), que discorreu sobre “Os eventos climáticos e suas implicações para a governança”, e conferência magistral de Marina Silva, que discorreu sobre o tema “Os desafios do desenvolvimento sustentável”. No dia 10, foi realizada sessão plenária pela manhã, com debate sobre a “Gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos transfronteiriça na Bacia do Amazonas, considerando variabilidade e mudança climática”.

Seguindo a metodologia do evento, os participantes foram reunidos em diversas mesas de discussão temática e grupos de diálogos para discutir problemas e temas relacionados a diversos aspectos socioeconômicos e ambientais da região tri-nacional.

Ao final do encontro foi iniciada a elaboração da “Declaração de Rio Branco”, que sintetiza os resultados do 10º Fórum e contém recomendações de estratégias e ações para que os governantes e a sociedade civil da região MAP possam superar, com menores prejuízos socioeconômicos e ambientais, as consequências dos futuros eventos climáticos extremos que se abaterão sobre a região.

Esta declaração deverá ser apresentada oficialmente para a sociedade acriana na próxima segunda-feira, 30, a partir das 8h, na sala ambiente do Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac, evento que contará com a presença do reitor e outras autoridades estaduais e municipais.

Postado em: 27/11/2015