Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > 1º Simpósio Internacional de Agroecologia do Acre

1º Simpósio Internacional de Agroecologia do Acre

por Ascom02 publicado 09/03/2013 18h00, última modificação 09/03/2013 20h20

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza, de 10 a 13 de março, o 1º Simpósio Internacional de Agroecologia do Acre, no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. As inscrições estão abertas e os interessados que se inscreverem até o dia 15 de fevereiro obterão desconto. Participarão do evento agricultores assentados da reforma agrária, extensionistas, estudantes e outros profissionais.

Serão realizadas palestras, mesas-redondas, 12 minicursos, visitas técnicas, além de sessão científica com apresentação de trabalhos acadêmicos sobre o tema “A agroecologia na Amazônia Ocidental: desafios e perspectivas para o futuro”. Segundo o professor da Ufac, Elizio Frade Júnior, o principal objetivo do evento é incentivar a adoção de práticas agroecológicas entre os agricultores do Acre. “Vamos discutir sobre as atuais ações em agroecologia desenvolvidas no Estado e esperamos aproximar instituições e agricultores que tenham experiências com isso e com o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O evento será realizado pela Ufac, Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifac) e pelas empresas Ciga e Consulplan, contratadas pelo Incra para prestar assistência técnica a 7,5 mil famílias de 62 projetos de reforma agrária, localizados em 16 municípios do Acre.

A agroecologia é uma ciência que segue princípios ecológicos básicos e, ao mesmo tempo, produtivos, economicamente viáveis, que preservem o meio ambiente e que sejam socialmente justos.

Participantes

A Embrapa trará para o simpósio o pesquisador Carlos Alberto Medeiros, da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas-RS, coordenador do projeto “Transição agroecológica: construção participativa do conhecimento para a sustentabilidade”, que integra 25 unidades da empresa e outras 29 instituições, entre associações e cooperativas de agricultores, universidades, órgãos de assistência técnica e institutos de pesquisa.

Medeiros irá falar sobre agroecologia e extensão rural. Também participará do evento o pesquisador da Embrapa Hortaliças, de Brasília-DF, Ronessa Bartolomeu de Souza, que ministrará um minicurso sobre técnica de produção para olericultura agroecológica na Amazônia.

Além de pesquisadores da Ufac, do Ifac e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), também estarão presentes no evento pesquisadores do Centro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza (Catie), da Costa Rica, e do Centro para la Investigación en Sistemas Sostenibles de Producción Agropecuaria (Cipav), da Colômbia, os quais são centros de excelência em agricultura tropical. Seus representantes discutirão tecnologias aplicáveis para agroecologia nos trópicos úmidos. Eles possuem pesquisas participativas aplicadas à agricultura familiar e contribuirão para discussões e troca de experiências com produtores rurais, técnicos e estudantes acrianos.

O simpósio integrará as ações de um projeto de pesquisa sobre agroecologia, executado desde 2009 no Vale do Juruá pelo Incra e pela Ufac, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates), relacionado à reforma agrária do Incra, levará para o evento130 produtores e 70 técnicos da região.

Segundo o engenheiro agrônomo do Incra, Márcio Alécio, o simpósio visa a capacitar assentados e técnicos, além de discutir experiências aplicáveis às propriedades da agricultura familiar do Acre. “Retornando do evento, cada produtor capacitado receberá atendimento diferenciado para implantar as técnicas abordadas durante o simpósio, tornando-se referência para sua região”, afirmou Márcio Alécio.

Evento: 1º Simpósio Internacional de Agroecologia do Acre.

Investimento (até dia 15 de fevereiro): estudantes — R$ 30,00; demais interessados — R$ 50,00.

Informações e inscrições: www.simposioagroecologia.org.

Vagas: limitadas.