Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Integração entre Ufac e Unamad continuará nos próximos anos

Integração entre Ufac e Unamad continuará nos próximos anos

por Ascom-01 publicado 22/07/2014 10h47, última modificação 22/07/2014 10h47

Uma delegação de professores da Universidad Nacional Amazónica de Madre de Dios (Unamad) encontra-se na Universidade Federal do Acre (Ufac) para propor a continuação de um convênio com a instituição acriana, cujo principal objetivo é o intercâmbio de atividades de pesquisa, estudantis e de extensão. O convênio anterior, que expirou há um ano, havia sido assinado em 2010.

“Esse trabalho de integração com a Unamad já tem sido feito há alguns anos, via Pró-Reitoria de Extensão da Ufac e Projeto Rondon. Nós temos trabalhado nas comunidades de Assis Brasil e Iñapari com atividades relativas a cidadania, saúde, cultura e meio-ambiente. O resultado desse trabalho já rendeu alguns artigos acadêmicos, divulgados em congressos e em revistas”, afirmou Enock Pessoa, pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufac.

De acordo com Jorge Castillo Hurtado, ex-decano da Facultad de Ecoturismo da Unamad, “uma das coisas mais relevantes desse intercâmbio até aqui é o fato de que a metodologia do Projeto Rondon foi transferida com êxito para a academia peruana. Tanto que nesse momento nós já estamos programando ações semelhantes, agora sem a participação dos rondonistas. Estamos fazendo o planejamento das próximas ações no Peru. A participação de brasileiros que teremos é a da Ufac, parceira da qual não podemos prescindir”.

A delegação peruana, que também vai participar da 66ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), é composta por Jorge Castillo Hurtado, Manuel Delgado Bernal, Julio Cesar Garcia Gomez, professores da Unamad; e Stephen G. Berz, professor da Universidade da Florida.

Postado em: 22/7/2014