Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > IX Simpósio Linguagens e Identidades encerra atividades nesta sexta-feira

IX Simpósio Linguagens e Identidades encerra atividades nesta sexta-feira

por Ascom02 publicado 13/11/2015 10h05, última modificação 13/11/2015 10h08

A programação do IX Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac), encerra atividades nesta sexta-feira, 13, com minicursos e sessões temáticas, durante todo o dia.

Sessão Temática - A sessão temática “Entre Práticas Culturais e Representações Midiáticas” acontece hoje, entre 09h e 12h. Os trabalhos dessa sessão temática serão apresentados pelos representantes da Universidade de Santiago do Chile Marcela Orellana, com o trabalho “Juan Díaz Sanita: de guerreiro asháninka a héroe mítico” e Rócio Casas Bulnes, com “Desde de la piedra: representaciones de animales mitológicos em el arte amazónico antiguo”.

Minicurso/Oficina – Ocorridos pela parte da tarde, os minicursos/oficinas de temas variados também finalizam hoje. O minicurso “La conformación de la identidad plurilingue a través de la extensión de las lenguas em educación”, ministrado por Maristela Alves de Souza Diniz (Ufac) e Paloma Castro Prieto (Universidad de Valladolid, España), por exemplo, foi um sucesso entre os participantes.

“Eu creio que alcançamos os objetivos porque tivemos alunos aplicados e com bom conhecimento de espanhol e com desejo de aprender. Isto permitiu trabalhar bem e alcançar a finalidade do curso. Foi um trabalho muito participativo onde foram discutidos temas da atualidade no ensino do espanhol. Foi um grupo numeroso, o que demonstra o interesse da comunidade pelo tema. A impressão que tenho é que foi uma experiência, muito enriquecedora porque houve intercâmbio de conhecimentos profissionais”, afirmou a ministrante, Paloma Prieto.

A professora de Letras/Espanhol, na Universidade Federal do Acre, Dina Yajaira Vera Cavero Sanchez, aproveitou o conteúdo do minicurso e revelou estar animada com o aprendizado. “Foi muito proveitoso porque eu já vinha pensando sobre o indivíduo ser plurilíngüe, em estar com a mente aberta para aceitar as outras culturas com tolerância, principalmente, porque evita conflitos. É importante respeitar e tolerar a cultura do outro para haver um diálogo. Gostei muito, foi uma experiência muito boa poder compartilhar nosso repertório lingüístico”, comentou.

Exibição – Ainda hoje, haverá a exibição do documentário “O sonho de Nixi Pae”, de direção de Amilton Pelegrino Mattos, a partir das 19h, uma apresentação musical dos participantes do Workshop de canto Huni Kuin, e a sessão temática “É tudo vivo, tudo fica olhando, tudo escutando: o Movimento dos Artistas Huni Kuin”, a partir das 20h, no auditório do bloco da Pós-Graduação da Ufac. A entrada é gratuita e não requer obrigatoriedade de inscrição.

Postado em: 13/11/2015