Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Já estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica
conteúdo

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica

por Ascom02 publicado 22/03/2012 15h16, última modificação 22/03/2012 15h16

As inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 18 de maio de 2012 pela internet. A premiação é destinada às iniciativas que contribuam significativamente para a formação de uma cultura científica e por tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação, conhecidas do grande público. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) são os promotores do prêmio.

Essa é a 32ª edição do prêmio, que foi criado pelo CNPq em 1978 como reconhecimento do trabalho do professor José Reis. Inicialmente, o Prêmio era bienal e os candidatos, sugeridos pela própria comissão julgadora. Em 1982 tornou-se anual, sofrendo uma profunda reformulação em seu regulamento. A partir de 1983, passou a contar com as três categorias: “Instituição e Veículo de Comunicação”, “Divulgação Científica e Tecnológica” e “Jornalismo Científico”.

Desde 1995, o Prêmio é concedido anualmente a apenas uma das três categorias, em sistema de rodízio, iniciando-se com Divulgação Científica e Tecnológica. Neste ano, a premiação consiste em um troféu e a participação na Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada na Universidade Federal do Maranhão em julho deste ano.

Para ler mais sobre o prêmio ou efetuar sua inscrição, clique aqui.