Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Lançado projeto Integrando a Amazônia pela Sociedade Brasileira de Matemática

Lançado projeto Integrando a Amazônia pela Sociedade Brasileira de Matemática

por Ascom-01 publicado 25/01/2012 16h50, última modificação 25/01/2012 16h52
Lançado projeto Integrando a Amazônia pela Sociedade Brasileira de Matemática

Prof. Dr. Marcelo Viana, Vice-Presidente da SBM

A Sociedade Brasileira de Matemática lançou oficialmente em Rio Branco, no anfiteatro da Universidade Federal do Acre, na manhã desta quarta-feira, 25, o Projeto Integrando a Amazônia. A iniciativa reúne as oito universidades federais da Região Norte, além de instituições que oferecem programas de pós-graduação na área matemática, como Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ).

Com duração prevista de quatro anos, o projeto visa desenvolver atividades de pesquisa e ensino em Matemática, no nível de iniciação científica e pós-graduação. Programas de Iniciação Científica em Matemática, intercâmbio de alunos e professores, organização de Escolas de Verão e a realização do Colóquio de Matemática da Região Norte são algumas das atividades contempladas.

Na abertura da cerimônia, a magnífica reitora Prof.ª Drª. Olinda Batista Asmar expressou a satisfação da Universidade em fazer parte desse projeto e acredita que essa mobilização trará um salto para a produção de material científico e qualificação de profissionais no Estado do Acre. O coordenador local do projeto e diretor da Editora da Ufac (Edufac), Prof. Dr. José Ivan da Silva Ramos, disse ser uma luta constante da Secretaria Estadual de Educação e desta instituição suprir a carência de profissionais na área para que atuem no ensino médio nas escolas estaduais.

O Prof. Dr. Marcelo Viana, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, representando seu presidente, o Prof. Hilário Alencar, enfatizou que a maior realização será integrar a universidade matemática com a comunidade, incentivando a colaboração e intercâmbio de conhecimentos entre docentes e discentes de várias universidades.

Banca e convidados Mesa